Portal da Cidade Guaxupé

cAFEICULTURA

Cooxupé bate recorde de recebimento de café em 2020

Cooperativa de Minas Gerais comemora marca histórica de mais de 8 milhões de sacas.

Publicado em 03/12/2020 às 04:40

(Foto: Divulgação)

A confiança dos 15.800 cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé conferiu à Cooxupé o maior recebimento de café de toda sua história, que completa 88 anos de cooperativismo regional e 63 anos de atividades voltadas somente para o negócio café. Em 2020, a cooperativa mineira recebeu 8.1 milhões de sacas de café verde tipo arábica. 

O recorde, de acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, é resultado de um constante trabalho que vem sendo realizado em união com os cooperados e, principalmente, a confiança do produtor junto à cooperativa. "É um trabalho que estamos construindo ao longo dos anos, gerando uma relação de confiança cada vez mais fortalecida entre Cooxupé e cooperados. Mesmo em um ano de pandemia, em que os desafios foram e ainda são muitos, nosso produtor acreditou, se dedicou e esteve unido ao nosso trabalho, permitindo este recebimento histórico. Esta comemoração - marcada por reconhecimento e muita gratidão - é de nós todos: Cooxupé, cooperados, parceiros e colaboradores", destaca Melo. 

O recebimento total de 8.1 milhões de sacas supera as expectativas da cooperativa divulgadas no início do ano (7.1 milhões). Somente de seus cooperados, a Cooxupé esperava receber 5.6 milhões de sacas diante de uma produção de 10.3 mi. "Recebemos 1.1 milhão a mais de sacas dos nossos produtores associados, superando nossas expectativas. Se a Cooxupé fosse um país produtor de café, essas 8.1 milhões de sacas nos colocariam em quinto lugar no mundo todo", pontua Melo. 

Segundo o presidente, da mesma forma que a entrada do café foi grande neste ano de bienalidade alta, a comercialização na cooperativa também ocorreu no mesmo ritmo. "80% deste café já estão vendidos, atendendo às demandas dos nossos clientes internacionais. A cooperativa exporta para mais de 50 países. Desta forma é válido ponderar que os estoques da Cooxupé não estão altos nem mesmo com esta quantidade significativa de recebimento. Recebemos muito, mas comercializamos muito também", afirma Melo. Até o momento a Cooxupé realizou o embarque de 5.097 milhões de sacas de café para os mercados brasileiro e internacional. 

Com sede em Guaxupé, a Cooxupé atua no Sul e Cerrado de Minas Gerais e no Vale do Rio Pardo, conhecido como a média mogiana do estado de São Paulo.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário