Portal da Cidade Guaxupé

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Guaxupé emite nota com orientações sobre o Covid-19

Secretaria esclarece população sobre os procedimentos a seguir em caso de suspeita do vírus.

Publicado em 12/03/2020 às 04:40
Atualizado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé emitiu nota oficial no início da noite desta quinta-feira (12) sobre os procedimentos a serem adotados em caso de suspeito de Coronavírus na cidade. Ainda de acordo com a nota, Guaxupé não possui registro de suspeita da doença. Os casos oficiais são repassados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) que apontou mais um caso suspeito da doença em Santa Rita do Sapucaí.

Ainda de acordo com a nota do município de Guaxupé, todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde passaram por treinamento, capacitação e estão aptos para orientar a população, bem como lidar com quaisquer casos suspeito que possa surgir; 

A Secretaria Municipal de Saúde tem a informação de que possivelmente o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, apresentará ao final da tarde desta sexta-feira (13) uma Nota Técnica para melhor condução dos casos suspeitos e confirmados, tendo em vista o aumento dos casos no Brasil; 

A Secretaria Municipal de Saúde está agindo sobre as orientações do Governo Federal e Governo Estadual.

Diferenças de nome

O que se percebe nas redes sociais é confusão quanto aos casos suspeitos, casos prováveis e casos confirmados. A nota explica:

Caso suspeito: Febre* e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) com histórico, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

A febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico.

De viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS ou contato próximo de caso suspeito ou confirmado para o coronavírus (COVID-19).

Caso provável:  Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Contato próximo: Estar aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI).

Sul de Minas

Nesta quinta-feira (12),  a Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais um caso suspeito da doença em Santa Rita do Sapucaí. A secretaria também corrigiu o número de casos em investigação em Três Corações, de quatro para dois. Com isso, o Sul de Minas tem agora oficialmente 20 casos suspeitos em investigação.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário