Portal da Cidade Guaxupé

rACIONAMENTO

Com despesa de R$100 mi, Estado de Minas adota racionamento de água em presídios

Medida foi anunciada na última sexta-feira (29) e começou a valer no domingo (1º). Unidades prisionais terão 6h de água disponível por dia.

Publicado em 03/12/2019 às 07:23
Atualizado em

(Foto: Rádio Itatiaia)

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou ontem (2) que o estado gasta cerca de R$ 100 milhões por ano com as contas de água dos presídios. Para reduzir os custos, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou na sexta-feira (29) que a partir desse domingo (1º) a água está disponível 6 horas por dia nas penitenciárias.

“O recurso está muito curto. Quem sabe vamos descobrir canos furados. É uma medida preliminar ainda”, explicou o governador, que ressaltou que cada detento gasta, em média, quase o dobro de água de um cidadão em liberdade. Conforme a Sejusp, a diferença é de 88%. 

Zema disse não temer uma revolta dos presidiários. “Estamos fazendo com muito critério, nada que vai afetar o dia a dia deles. Regiões mais quentes vai ser tratada de uma maneira [diferente]”, argumentou.

As declarações foram dadas em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde o governador lançou o decreto do Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais, em que até 50% do valor das infrações podem ser pagos com o financiamento de projetos de recuperação ambiental.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário