Portal da Cidade Guaxupé

Volta às aulas

Professoras participam do 5º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas em Guaxupé

Evento reúne professores da rede pública municipal, às vésperas do início do ano letivo.

Publicado em 28/01/2020 às 07:57
Atualizado em

Professores da rede municipal de ensino participaram do 5º Fórum de Boas Práticas. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

A prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nessa segunda-feira (27) o 5º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas, com o tema ““A implementação da BNCC e a construção do Currículo Municipal”. O evento aconteceu no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” e contou com cerca de 250 profissionais da Educação.

De acordo com Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação, o Fórum tem como objetivo acolher os professores para o novo ano letivo, dando as boas-vindas, abrindo as formações continuadas da rede municipal e parceira: “O fórum também é uma oportunidade de valorizar e divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e equipes diretivas”, disse. 

Neste ano, foram feitos os seguintes relatos: 

- “O trabalho no desenvolvimento das estruturas do conhecimento na Educação Física”, pela professora de conteúdo específico, Rafaela Pereira Cintra e pela diretora em 2019, da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita, Vanessa Gordiano; 

- “Estruturas do conhecimento: Interações e Descobertas”, pela professora Débora Cristina Soares de Vasconcelos e a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz - Professora Alice Smargiassi da Silva, Maria José Costa de Oliveira; 

- “Estruturas Lógicas”, pela professora Eliane Cristina Moreira e pela especialista da Educação, Ana Carolina Sandroni dos Santos, da E.M. Noêmia Costa Monteiro; 

- “Intervenções para desenvolver as estruturas de pensamento”, pela professora Marcela Cristina de Moraes e pela especialista da Educação, Érica de Cássia Gonçalves, da E.M. Dona Olympia Leite Ribeiro. 

Os relatos de experiências demonstraram que a atuação dos professores tem promovido o desenvolvimento moral e intelectual das crianças, por meio de ações pedagógicas muito bem planejadas e fundamentadas. Os relatos descritivos, as fotos e os vídeos apresentados destacaram ainda o protagonismo dos alunos e as mudanças pedagógicas implementadas em todos os níveis de ensino: creches, pré-escolas e ensino fundamental. 

A palestra “A implementação da BNCC numa perspectiva de um currículo transformador e humanizador de práticas”, pelo Doutor em Ciências da Educação, Andrei Alberto Muzel, Secretário Municipal de Educação e Cultura da cidade de Itapeva/SP, realizada no final do fórum, foi muito bem avaliada por todos os professores, que ouviram atentamente as reflexões quanto a efetivação curricular.

“Por meio dos relatos partilhados neste fórum podemos perceber que a implementação da BNCC tem sido uma realidade em nosso município e que este documento oficial já está dentro de nossas salas de aulas”, finalizou Sandra.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário