Portal da Cidade Guaxupé

Imigração

Prefeitura de Mococa assina convênio para aulas de italiano nas escolas

Convênio foi assinado com o Consulado da Itália. Língua italiana deve ser ensinada nas escolas municipais.

Publicado em 06/07/2022 às 12:42

(Foto: Prefeitura Mococa)

O prefeito de Mococa (SP), Eduardo Barison, assinou na última segunda-feira (04) um acordo de cooperação técnica entre o município, o Consulado Italiano e o Instituto Ítalo Brasileiro. O Cônsul Geral da Itália no Brasil, Domenico Fornara esteve pessoalmente em Mococa para a assinatura oficial do acordo, acompanhado da Diretora Escolástica do Consulado Italiano de São Paulo, Mônica Faggionatto e do Diretor Técnico do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, Gabriele Frigerio.

A iniciativa trata-se de um programa executivo de acordo cultural que possibilita a introdução do idioma italiano na rede municipal de ensino, ação que contará com o suporte didático e recursos financeiros do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional do Governo Italiano através do Consulado e do Instituto Ítalo Brasileiro.

A previsão é que o projeto tenha início já no segundo semestre deste ano sendo desenvolvido por oito professoras efetivas da Rede Municipal que possuem nível básico de italiano e serão contratadas pelo ICIB para prestar este serviço nas escolas.

Mococa é uma cidade que foi construída por muitas mãos e grande parte delas vieram da Itália. Das relíquias arquitetônicas de Gherardo Bozzani como a igreja do Rosário, as esculturas emblemáticas como a “Mulher de Mococa” do Bruno Giorgi a até mesmo a tradição culinária que compõem o cardápio de muitas famílias com sobrenomes que revelam sua descendência, tudo isso faz parte de uma herança deixada pelos italianos.

Durante a recepção do consulado realizada em seu gabinete, o Prefeito Eduardo Barison que estava acompanhado de seus assessores, presenteou o Cônsul com produtos e livros que reforçam os laços que unem Mococa à Itália. Ele também entregou a Domenico Fornara um ofício onde busca ampliar as parcerias com o consulado, desta vez com ações voltadas para o desenvolvimento do município fomentando oportunidades de novos negócios, emprego e renda.

Fonte:

Deixe seu comentário