Portal da Cidade Guaxupé

Formação

Educadores da rede municipal participam de mais um dia de formação continuada

Curso aconteceu na última sexta-feira (30) no CIEG Elias José e reuniu 300 educadores da rede municipal de ensino.

Publicado em 01/09/2019 às 21:00

Educadores da rede municipal de ensino público tiveram mais um dia de formação continuada no último dia 30 de agosto. Na Escola Municipal “Elias José” (CIEG), mais de trezentos professores e auxiliares de professores participaram de Cursos Metodológicos oferecidos pelos assessores de área do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, por coordenadores das creches e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

O Município adota o material didático do Aprende Brasil em que todos os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental I recebem quatro livros didáticos integrados ao ano, além do material de artes, inglês, educação física e história/geografia regional. A assessoria pedagógica e o Portal Aprende Brasil fazem parte deste convênio que tanto tem contribuído da qualidade da educação municipal. 

Os temas destas formações foram suporte em Língua Portuguesa, Psicomotricidade, Alinhamento do Currículo à BNCC e Princípios norteadores da prática pedagógica proepreana. Os objetivos previstos para o ensino fundamental foram alcançados: detalhar as orientações metodológicas de língua portuguesa de acordo com cada série/ano, proporcionar trocas de ideias, apresentação de sugestões e esclarecimento de dúvidas com relação ao material utilizado em sala de aula.  

“Na educação infantil – pré-escola foi possível ampliar as orientações quanto ao trabalho com a psicomotricidade. As professoras de creche puderam adequar o currículo da rede aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Os auxiliares de professores tiveram a oportunidade de refletir sobre as necessidades das crianças pequenas”, explicou Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação. 

Houve também uma formação para os estagiários que apoiam o processo de inclusão nas escolas municipais. Foram apresentados diversos relatos de experiências exitosos no trabalho com a educação inclusiva que envolveram o acolhimento, a socialização e desenvolvimento dos alunos com deficiências.  

“Todas as formações foram muito bem avaliadas. Os professores participaram ativamente demonstrando envolvimento e interesse pelas orientações recebidas”, falou Sandra. 

A equipe técnica da Secretaria de Educação realizou também neste dia, uma reunião com todos os diretores e vice-diretores sobre o tema “Segurança Alimentar Nutricional” para retomar as metas deste trabalho e refletir sobre o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

A formação continuada é um dos pilares do sucesso da educação municipal, por isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação não mede esforços para realizar essas ações pedagógicas que priorizam a qualidade do ensino, por meio de uma aprendizagem significativa para os alunos, como indica todas as diretrizes nacionais para a educação. 


Fonte:

Deixe seu comentário