Portal da Cidade Guaxupé

Ouro

Aluno do Campus Muzambinho ganha medalha de ouro na OBI

Ygor Ribeiro Costa é aluno do 1º ano do urso de Ciência Computação do IFSULDEMINAS.

Publicado em 27/11/2019 às 06:38

Ygor é medalha de ouro da OBI. (Foto: IFSULDEMINAS)

O discente do 1º ano do curso superior em Ciência da Computação, Ygor Ribeiro Costa, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho  recebeu a medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A OBI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação realizada em três etapas: local, regional e nacional.

O site da Olimpíada aponta quatro objetivos da ação: “estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.” 

Durante a entrevista, Ygor explicou que já havia participado outras duas vezes da OBI e que na segunda chegou a receber menção honrosa. A Olimpíada é dividida em duas modalidades e cada uma delas possui três níveis. As participações do discente ocorreram enquanto ele cursava o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no Campus Muzambinho. O ano de 2019 era a sua última oportunidade de participar, o nível final é composto por alunos que estão cursando pela primeira vez o 1º ano do curso superior em Ciência da Computação. O discente do Campus Muzambinho conquistou o segundo lugar do Nível Sênior, sendo premiado com uma das 5 medalhas de ouro da competição ao atingir a nota de 430 pontos. 

A coordenação do curso de Ciência da Computação incentiva que seus alunos participem de maratonas online de informática e Ygor usava todo tempo livre disponível para fazer maratonas e estudar baseado nos exercícios disponibilizados. “O meu objetivo era ganhar um bronze, porque era meu último ano, essa olimpíada tem algumas universidades que a dominam, como o ITA, USP, Unicamp e outras. Se conseguisse ganhar um bronze em meio a esse pessoal ficaria muito contente. Eu fiquei em segundo lugar e consegui o ouro, me surpreendi.” conta animado o jovem melhor colocado em Minas Gerais. 

Em sua fala, Ygor frisou a importância que a fé tem em suas conquistas e também mencionou que seus pontos fortes são a paciência e persistência. “Ao me deparar com questões mais complexas busco resolver outras mais fáceis, com o intuito de ‘esfriar a cabeça’ e volto a resolver as demais, quando estiver mais tranquilo.”

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário