Portal da Cidade Guaxupé

Educação

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa movimenta escolas da rede pública de Guaxupé

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio participam da olimpíada.

Publicado em 24/09/2019 às 06:54
Atualizado em

(Foto: Prefeitura Guaxupé)

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promove a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Trata-se de um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas públicas do país, que queiram participar.

As etapas são coordenadas pelo Programa “Escrevendo o Futuro” que desenvolve ações de formação presencial e a distância, disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promove a reflexão sobre práticas educativas. Além de participar do concurso de escrita, os professores de Língua Portuguesa recebem formação para trabalhar os gêneros textuais junto aos alunos, fortalecendo a ação em sala de aula, contribuindo assim para a melhoria do trabalho pedagógico e para o bem-estar docente. Este trabalho tem como objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita. 

Nas etapas escolares, os professores orientaram seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva, dentro das categorias poemas, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião, sobre o tema “O lugar onde vivo”. O tema propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Na leitura dos textos pôde ser percebido o quanto os alunos demonstraram conhecimento sobre Guaxupé e estão atentos aos detalhes físicos e humanos de nossa cidade. 

Os textos concorreram nas comissões escolares. Aqueles selecionados foram avaliados pela comissão municipal. Em seguida, os textos aprovados foram para a etapa estadual, conforme regulamento da Olimpíada. 

A Secretaria Municipal de Educação incentivou a participação de todas as escolas, prestigiando a participação dos alunos e dos professores por meio da entrega de um certificado de “Honra ao Mérito”. 

A Secretária Sandra Costa, destacou a importância da Olimpíada. “A participação e envolvimento dos alunos, da escola, servem para motivar ainda mais a trabalharem o desenvolvimento da escrita com os estudantes, além de dar visibilidade ao que as crianças e jovens do nosso município estão dizendo sobre o lugar onde vivem. 

 “Parabenizamos as escolas participantes, aos professores e alunos que se dispuseram a participar. Destaque para os vencedores da etapa municipal, nas categorias Poemas, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Crônicas”, disse Sandra. 

Veja abaixo os vencedores 

Categoria Poemas: 1º lugar: Um lugar distante - Aluna: Raynara Aparecida de Souza Lima - Professora: Eliana Cecilio Ribeiro Vigatti - Escola: E.M. DONA OLÍMPIA FELIPPE DA SILVA

Categoria Memórias literárias: 1º lugar: Minha infância - Aluna: Rafaela Martins - Professora: Vânia Aparecida Stamponi - Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO

Categoria Crônica: 1º lugar: Guaxupé, ô trem bão - Aluna: Evelin Danieli Silva - Professora: VÂnia Aparecida Stamponi - Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO

Artigo de Opinião: 1º lugar: Onde está o respeito no trânsito - Aluno: Richardi Souza Verola - Professora: Celina Garcia- Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO.

Fonte:

Deixe seu comentário