Portal da Cidade Guaxupé

eMPREENDEDORES

Monte Belo conta com Sala Mineira do Empreendedor para auxiliar microempresários

Além da cidade no Sul de Minas, São João Nepomuceno, na Zona da Mata, também recebe unidade da Sala Mineira do Empreendedor.

Publicado em 23/09/2019 às 03:12

(Foto: Agência Minas)

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) consolida sua estratégia de ampliar o apoio ao empresário do interior e estimular a abertura de empresas em todas as regiões do estado. São João Nepomuceno, na Zona da Mata, por exemplo, inaugura a Sala Mineira do Empreendedor nesta segunda-feira (23/9). Na próxima quinta-feira (26/9), será a vez de Monte Belo, no Sul de Minas. As duas cidades se juntam a Pingo d’Água, Tabuleiro e Perdizes, que também passaram a fazer parte do programa nas últimas semanas. Com isso, já são, no total, 180 municípios integrados.

A Sala Mineira do Empreendedor é uma iniciativa da Jucemg em parceria com o Sebrae-MG e prefeituras. Trata-se de um local de referência, no município, para o empresário ter acesso a informações, orientações, capacitações e serviços relacionados à gestão do negócio e ao registro empresarial, sem a necessidade de deslocamento entre os órgãos e entidades envolvidas na formalização de empresas. Até o fim deste ano, a expectativa é que o número de cidades integradas chegue a 190. 

“Estamos fazendo um trabalho muito importante de orientação e desenvolvimento com os microempreendedores individuais – MEI”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São João Nepomuceno, Jair Nogueira. Entusiasmo compartilhado pelo secretário municipal de Fazenda e Planejamento de Tabuleiro, Adriano Ferraz. “A Sala Mineira do Empreendedor vai ser um espaço único para quem quer abrir um negócio na cidade”, destaca. 

Funcionamento 

Na Sala Mineira, o empresário é orientado a acessar o site da Jucemg e o Registro Digital de Empresas. A informatização simplifica e agiliza o processo: das mais de 304 mil solicitações protocoladas na Jucemg em todo o estado, entre janeiro e julho deste ano, 99,8% foram feitas pelo site.

A iniciativa também é uma ferramenta desenvolvida pela Junta Comercial para estimular as prefeituras a aderirem à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Criada pela Lei Federal 11.598/2007, a Redesim tem como objetivo integrar, simplificar e agilizar o processo de formalização de pessoa jurídica, permitindo que todas as etapas para registro e licenciamento sejam realizadas em um ambiente único, de forma linear e digital. 

Pioneira no país, a Jucemg é a responsável por efetivar essa política nacional em Minas Gerais, integrando as prefeituras, órgãos tributários e de licenciamento por meio de um sistema informatizado e com o lançamento, em 2015, do Registro Digital de Empresas. 

“Com este sistema, o cidadão pode cumprir pela internet todas as etapas para formalização do negócio, de forma ágil e desburocratizada, além de ter acesso a capacitações na Sala Mineira para realizar a gestão do seu negócio após o início do funcionamento. O empresário é incentivado a legalizar sua empresa e tem a possibilidade real de prosperar em sua atividade, participar de licitações, vender para o município e ter maior aceitação no mercado em virtude da apresentação do CNPJ”, explica o gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares.

A implementação da Sala Mineira do Empreendedor tem início com a adesão do município ao Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Jucemg e o Sebrae, e pela adequação à lei da Redesim e ao processo de abertura de empresa pelo serviço Redesim MG da Junta Comercial.

A Jucemg oferece cursos, na modalidade de educação a distância, para os servidores das prefeituras e os colaboradores que vão atuar na Sala Mineira do Empreendedor. Este ano, mais 600 servidores já se inscreveram nos cursos, e cerca de 250 concluíram a formação.

Fonte:

Deixe seu comentário