Portal da Cidade Guaxupé

LIBERDADE ECONÔMICA

Governo de Minas lança Guia Municipal de Liberdade Econômica

Iniciativa remodela relações entre empresas e poder público, fortalecendo parcerias

Publicado em 18/08/2020 às 00:07

(Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

O Governo de Minas Gerais lançou, na última sexta-feira (14), o Guia Municipal da Liberdade Econômica, produzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O documento tem por objetivo nortear os 853 municípios mineiros quanto à implementação dos princípios da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019).

Clique aqui para acessar o guia

O guia apresenta conceitos, modelos de decreto e regulamentos, boas práticas para os municípios, além de informações e cases que podem auxiliar o trabalho das prefeituras na implementação do projeto. “Levar para os municípios boas práticas de ações com foco na liberdade econômica e na facilitação na vida de quem produz é mais uma forma de nos aproximarmos dos mineiros. Esperamos que esse guia seja um início para que essa transformação ocorra ainda mais próxima do cidadão, pois é no município onde que tudo acontece”, afirma o secretário adjunto da Sede, Fernando Passalio. 

O secretário adjunto ainda lembra que Minas Gerais foi pioneiro ao estabelecer uma série de ações que levam ao desenvolvimento econômico sustentável, por meio do programa estadual de liberdade econômica – o Minas Livre Para Crescer. 

Liberdade econômica 

A proposta de tornar uma sociedade economicamente livre beneficia os empreendedores. Com a burocracia reduzida, as pessoas terão mais facilidade para abrir o próprio negócio e a cidade terá um grande salto na atividade empreendedora. Além disso, mais empregos serão gerados e a prefeitura ganha saúde financeira e reduz os gastos com situações de vulnerabilidade social. 

Com a aplicação das boas práticas apresentadas pelo Guia de Liberdade Econômica, os municípios e o Estado apresentarão resultados significativos quanto à economia. A partir da projeção do governo federal de criar 3,7 milhões de empregos em dez anos, é esperado que Minas Gerais gere cerca de 500 mil novos oportunidades no mesmo período, ao adotar a nova legislação. A abertura de 1,2 milhão de novas empresas em cinco anos é outra proposta do Estado. 

A Frente Parlamentar pela Desburocratização e o Sebrae também apoiam essa medida. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário