Portal da Cidade Guaxupé

Empreendedorismo

Especialista dá dicas de como mulheres podem criar o próprio negócio

Segundo o Ministério da Economia, as mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEIs) no país.

Publicado em 29/11/2022 às 15:20

A docente do Senac Andreina Villas Boas (Foto: Divulgação)

Novembro é marcado como o mês do Empreendedorismo Feminino, dos negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres e também pela presença feminina em atividades de liderança e altos cargos dentro das empresas. Mas quais os melhores caminhos para prosperar nesse meio?

Para a docente do Senac Andreina Villas Boas, as mulheres que querem empreender devem investir em habilidades socioemocionais: “Saber se comunicar com clareza e assertividade com certeza vai fazer a diferença na trajetória da empreendedora. Desenvolver liderança também é importantíssimo e uma das características mais importantes pra quem está buscando criar um novo negócio. Por último, a flexibilidade é primordial, porque vivemos em um mundo de constantes mudanças e adversidades. Saber como lidar com essas situações faz com que aumente a capacidade empreendedora pra poder contornar os obstáculos vivenciados”, explica.

Segundo o Ministério da Economia, as mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEIs) no país, se destacando em setores como beleza, moda e alimentação. Mesmo assim, em comparação aos homens empreendedores, seus negócios faturam 22% menos.

“O empreendedorismo feminino desempenha um papel importante na redução das diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira tanto de homens quanto de mulheres. Além disso, favorece a diversidade de negócios graças as perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras, o que é importante pra economia não só local como global”, salienta a especialista.

Erros a serem evitados

Villas Boas também explicita os erros comuns que devem ser evitados para prolongar a jornada empreendedora. O primeiro, segundo a docente é ignorar a contabilidade, pois deve se apostar em uma boa gestão financeira. A especialista indica mais pontos de atenção que podem acelerar a evolução do negócio:

· Analisar o mercado para identificar novos rumos e oportunidades;

· Aprimorar os seus resultados, se atendo a necessidade de capital de giro, os recursos necessários que o empreendimento precisa para se manter operando regularmente;

· Separar as finanças da empresa das finanças pessoais;

Por último, o planejamento também é um dos pilares que não pode ser deixado de lado: “Há empreendedores ou empreendedoras que não acham importante a existência do planejamento estratégico e isso é um engano. Criar uma nova solução para o mercado parte muito da espontaneidade, mas para fazer com que essa ideia dure, é importantíssimo ter um planejamento estratégico adequado à necessidade do seu negócio”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário