Portal da Cidade Guaxupé

Revitalização

Obelisco em homenagem aos expedicionários passa por revitalização após 50 anos

Monumento fica localizado na Praça Dr. Francisco Lessa, em Guaxupé.

Publicado em 04/07/2019 às 04:15

Obelisco foi revitalizado na Praça Francisco Lessa. (Foto: Divulgação)

Placa do Obelisco em homenagem aos pracinhas que foram para a 2ª Guerra Mundial. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura concluiu a revitalização do obelisco que leva o nome os expedicionários guaxupeanos da  Força Expedicionária Brasileira (FEB) participantes da 2ª Guerra Mundial. Construído em 1947 pelo prefeito Dr. José Felippe da Silva, essa foi a primeira vez que o monumento passou por uma revitalização minuciosa.

“A iniciativa de se erigir um monumento em homenagem aos expedicionários guaxupeanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial, representa a gratidão que a comunidade tem com seus filhos que foram para as trincheiras geladas da Europa (Itália) defender a paz mundial e a comunhão entre os homens. É uma homenagem e ao mesmo tempo um marco da memória histórica da cidade”, disse o historiador Marcos David.

Para o prefeito Jarbinhas, a revitalização do obelisco dos expedicionários representa a preservação do patrimônio e mais, o respeito dos guaxupeanos para com aqueles que participaram da Guerra: “Fizemos uma reforma na praça e solicitei à equipe que fosse realizada a revitalização do obelisco, especialmente a placa onde está o nome de todos aqueles que levaram o nome de Guaxupé e do Brasil à Segunda Guerra Mundial. Pessoas que fizeram e fazem parte da nossa história e merecem todo o respeito”, falou. 

A placa fixada ao obelisco traz a seguinte frase e nomes: 

“Honra e glória ao expedicionário guaxupeano.

Homenagem da Prefeitura e Povo

Prefeito Municipal Dr. José Felippe da Silva

Homenageados:

Tenente Vasco Ribeiro Costa

Sargentos: Pedro Agostinho Costa e Wagner Santos

Cabos: Luiz Ribeiro do Valle, Vicente Pedroso da Cruz, Sebastião Silva da Silveira, Wistrimundo Mello, João Brocchi, Ricardo Fantini, Waldemar Pinto, Antonio Pinto, Antonio Gomes dos Reis, Orlando Fávero, Iório Adami, Marcílio Camilo, Octávio Felix da Cunha, Antonio Alvim Apolinário, Euclides Silvério de Faria, Waldomiro Ferreira Carvalhais

Guaxupé, 07 de dezembro de 1947”


Fonte:

Deixe seu comentário