Portal da Cidade Guaxupé

EM CACONDE

ABIC apoia construção do centro de educação ambiental

Associação também apoia a capacitação para produtores rurais que utilizam madeira ecológica proveniente de embalagens de café recicladas.

Publicado em 26/06/2024 às 12:40
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com o Sindicato Rural de Caconde, SEBRAE e Reset, está apoiando a implementação, no município de Caconde, localizado no interior de São Paulo, de um Centro de Educação Ambiental (CEAC).

O Sebrae e a FAESP/Senar atuarão no projeto, promovendo capacitações e treinamentos especializados para produtores rurais, com um atendimento especial para as mulheres e jovens que trabalham e vivem no campo. O plano de trabalho contempla a realização de cursos, oficinas, seminários e workshops sobre gestão de negócios e técnicas agrícolas sustentáveis. A cafeteria-escola também abre as portas para que os empreendedores possam entender formas de reduzir custos, acessar os equipamentos de uso coletivo e transformar seus produtos, agregando valor e fortalecendo o associativismo.

O deque do CEAC é revestido com madeira ecológica proveniente de embalagens flexíveis de café pós-consumo, que foram separadas cuidadosamente por uma cooperativa de catadores de São Paulo. A iniciativa é uma ação do Recicle! É Tudo de Bom!, projeto desenvolvido pela Associação para estimular a logística reversa e a reciclagem na cadeia cafeeira, promovendo a economia circular.

Um dos objetivos é reduzir o impacto ambiental, transformando as embalagens de café em outros produtos que podem ser utilizados em diferentes estruturas.


Embalagens coletadas e transformadas em madeira ecológica

Na cooperativa as embalagens chegam via coleta seletiva do município de São Paulo, passam por uma triagem e são colocadas em fardos. Posteriormente, são enviadas para a empresa Reset, responsável por fazer a transformação das embalagens em madeira ecológica. O material é utilizado no revestimento do Centro de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Sindicato Rural de Caconde com o objetivo de integrar ações de educação ambiental, disseminando técnicas de manejo. Na prática, o espaço irá oferecer capacitação para produtores rurais e terá outros atrativos, como cafeteria-escola, teto-jardim, carro elétrico, painel fotovoltaico, viveiro, horta hidropônica, dentre outros.

Ao todo, o projeto reaproveitou mais de 400 mil embalagens de café. Será inaugurado em junho e deverá atender cerca de 300 pessoas da região.

“O Projeto Recicle! É Tudo de Bom! é mais uma iniciativa da Associação alinhada ao seu compromisso em buscar práticas mais sustentáveis, com resultados que beneficiam não apenas os envolvidos, mas, também, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Ao unir forças em prol da sustentabilidade, podemos criar um futuro mais próspero e com equidade para todos", explica Christianne Monteiro, Coordenadora de Projetos e Sustentabilidade da ABIC.

Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde comenta: "O projeto trata de questões importantes, como energia, água, transporte, descarbonização, resiliência climática e geração de energia limpa. Iremos implantar um viveiro de mudas do qual iremos doar 40 mil unidades para os produtores locais, com a intenção de promover a sustentabilidade. Somos gratos à ABIC pela parceria".


Como funciona o processo de fabricação da madeira ecológica?

A madeira ecológica, também conhecida como madeira plástica, é produzida por meio da reciclagem de embalagens multicamadas, que são coletadas, separadas, trituradas, resultando em pequenos grânulos. Esses grânulos são então limpos e fundidos, e em seguida misturados com aditivos específicos que melhoram a resistência e a durabilidade do material. A massa resultante dessa mistura é extrudada em moldes dedicados, que definem o formato e o tamanho do produto final. Uma vez resfriado e solidificado, o material é cortado nas dimensões desejadas.

A durabilidade é um de seus principais atrativos, resistindo a condições adversas como a ação do tempo, umidade, pragas e deterioração ocasionadas por fungos e bactérias, sem a necessidade de tratamentos químicos nocivos ao meio ambiente. Outro ponto a destacar é a facilidade na manutenção do produto, pois não requer pintura ou verniz.

O uso da madeira ecológica traz consideráveis benefícios ambientais. Ao aproveitar resíduos plásticos, é possível reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular, evitando a destinação para aterros sanitários ou ambientes naturais. Outro ponto é que a produção de madeira ecológica evita o corte de árvores, o que contribui para a preservação das florestas e da biodiversidade. Relevante destacar que o produto é totalmente reciclável, prolongando ainda mais a vida útil dos materiais utilizados na fabricação.


O Projeto Recicle, É Tudo de Bom!

É uma iniciativa lançada em 2019 pela ABIC, com o objetivo de conscientizar e incentivar a adesão de consumidores e todos os envolvidos na cadeia de café quanto à responsabilidade compartilhada na reciclagem das embalagens flexíveis e cápsulas pós-consumo de café e multibebidas, por meio de diversas ações e parcerias.

A iniciativa conta com ações como o Ecossistema ABIC, a instalação de coletores de cápsulas pós-consumo em pontos de venda, para a destinação adequada. O ABIC Recicla Paraná é outra ação focada em cápsulas, buscando sensibilizar os consumidores a descartarem as cápsulas pós consumo em pontos de entrega voluntária (PEVs) distribuídos em condomínios, supermercados e ruas de comércio, além de valorizar as cooperativas de catadores ampliando os materiais que podem ser reciclados, em parceria com a Yattó.

Outra ação também focada na gestão de resíduos pós-consumo é o projeto de Logística Reversa. Para facilitar a adesão ao processo de LR, a ABIC se associou a duas entidades gestoras desse processo, o Instituto Rever e o Instituto Giro, para a destinação correta e a compensação de carbono das embalagens flexíveis de café. 

Fonte:

Deixe seu comentário