Portal da Cidade Guaxupé

Gripe

Vacinação contra a Gripe ainda não atingiu a meta em MG

Em Guaxupé, crianças menores de seis anos é público alvo com menor índice de imunização.

Publicado em 17/05/2019 às 01:30

Idosos e crianças preocupam autoridades por baixo índice de imunização a poucos dias do término da campanha (Foto: Carol Negrão)

O estado de Minas Gerais ainda precisa vacinar cerca de 2,3 milhões de pessoas do total do público prioritário, para atingir a meta de 90% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A cobertura vacinal no estado está em 64,85%, ou seja, 3.682.815 doses foram aplicadas. Crianças e gestantes, historicamente, são os públicos que menos procuram a vacina. Nesses grupos a cobertura atual é de 60%.

Em Guaxupé os idosos e as crianças menores de 06 anos preocupam as autoridades. Entre as crianças, 57,9% foram imunizadas, enquanto a cobertura vacinal de idoso é de 67%. "Ainda restam 1360 crianças para serem vacinadas. Já entre os idosos, 1370 ainda não foram imunizados", explica a diretora da Vigilância em Saúde de Guaxupé, Jurema Perez.

Em todo o município devem ser aplicadas 14.586 doses da vacina. Devem ser imunizadas pessoas que fazem parte do público alvo que é composto por crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),adultos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A Prefeitura oferece a vacina nos Postos de Saúde que tem Salas de Vacinas, nos horários normais de atendimento. Confira:

-  ESF Parque dos Municípios II;

- UBS Saúde da Mulher no Planalto;

- ESF Jardim Aviação;

- UBS Saúde da Criança no Parque das Orquídeas (Durante a semana apenas crianças e aos sábados acrescenta-se, também, adultos do público-alvo);

- ESF Vila Campanha.

Cenário epidemiológico

Em Minas Gerais, até o dia 8 de maio, foram notificados 828 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Do total de casos notificados com amostras já processadas, 33 foram confirmados como SRAG causados pelo vírus da Influenza (gripe) e 73 casos como SRAG por outros vírus respiratórios. Dos 33 casos de SRAG causados pela Influenza, 31 foram de Influenza A/(HINI)pdm09, 1 por Influenza A (H3N2) e 1 por Influenza B.

Já em relação às mortes, até o momento, foram notificados 73 óbitos por SRAG. Destes, cinco apresentaram associação a vírus respiratórios, sendo que um foi ocasionado pelo Influenza A (H1N1)pdm09, em Belo Horizonte. Os outros quatro foram associados a outros vírus respiratórios e foram registrados em Belo Horizonte (2), Unaí (1) e Governador Valadares (1).

*com Informações de Agência Minas

Fonte:

Deixe seu comentário