Portal da Cidade Guaxupé

Quase 200

Sul de Minas tem quase 200 casos suspeitos de Coronavírus

Um caso foi confirmado na tarde de hoje (20) em Poços de Caldas. Trata-se de uma mulher de 34 anos que esteve no estado de SP.

Publicado em 20/03/2020 às 08:00

(Foto: OMS)

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (20) o Boletim Epidemiológico do Coronavírus em Minas Gerais. Segundo dos dados, o número de casos suspeitos no sul de minas subiu para 197, 57 a mais que ontem (19). Nesta sexta-feira (20) a SES/MG também confirmou o primeiro caso da doença em Poços de Caldas. Ontem, um caso de morador do Rio Janeiro, que está em São Lourenço, também foi confirmado.

No estado de Minas Gerais, até o momento foram confirmados 38 casos. Outros 4.084 seguem em investigação. A secretaria deixou de divulgar a partir do boletim desta sexta-feira o número de casos descartados por cidade. 

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Guaxupé aparece no Boletim da SES/MG com cinco casos. Os outros casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde ainda não foram contabilizados. 

Um caso suspeito em Monte Belo nesta sexta-feira (20) também não aparece na relação.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas  

Passos: 34 casos

• Varginha: 30 casos

• Poços de Caldas: 19 casos

• Camanducaia: 15 casos

• Itajubá: 10 casos

• Alfenas: 8 casos

• São Sebastião do Paraíso: 6 casos

• Guaxupé: 5 casos

• Boa Esperança, Campo Belo, Extrema e Pouso Alegre: 4 casos

• Três Pontas: 3 casos

• Andradas, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Cristais, Ibiraci, Lavras, Maria da Fé, Munhoz, Perdões, Poço Fundo, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações: 2 casos

• Aguanil, Bom Sucesso, Botelhos, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cambuí, Cambuquira, Candeias, Cruzília, Guapé, Guaranésia, Itamonte, Itanhandu, Itaú de Minas, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Nova Resende, Passa Quatro, Pedralva, Piranguinho e Toledo: 1 caso

Divergência de números

Algumas secretarias municipais de saúde do Sul de Minas têm questionado os números divulgados pelo boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Em nota oficial divulgada em seu site, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há fatores que podem causar divergências entre os casos informados e dados do boletim diário.

Entre esses fatores estão o fato de alguns municípios ainda não terem preenchido formulários específicos do Ministério da Saúde (RedCap); paciente ter realizado exame em laboratório particular e o resultado ainda não ter sido informado à secretaria; formulário ter sido mal preenchido pelo município e necessitar de mais informações.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário