Portal da Cidade Guaxupé

Saúde

SRS Alfenas promove qualificação para controle do Aedes aegypti

Participaram 40 profissionais que atuam como supervisores, coordenadores, guarda-chefes ou assistentes nos 24 municípios que compõem a SRS Alfenas.

Publicado em 30/11/2022 às 14:38

(Foto: Divulgação)

Foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, nos dias 22 e 23 de novembro, evento com o módulo I do projeto de Qualificação de Supervisores de Atividades de Controle do Aedes.

A capacitação é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que visa a qualificação dos municípios no Controle do Aedes, para melhoria da qualidade de respostas para o enfrentamento das arboviroses urbanas causadas por vírus transmitidos pelo vetor, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Participaram 40 profissionais que atuam como supervisores, coordenadores, guarda-chefes ou assistentes nos 24 municípios que compõem a SRS Alfenas. A capacitação contou com o apoio de Marcelo Duarte Silva - da Ultra Baixo Volume-BH-SES/MG; José Fagundes Vilela e do Willas Ciríaco - ambos da Superintendência Regional de Saúde de São João Del Rei; Márcio Alberto da Silva, da Monique Borsato Silva Filardi e do Paulo César Barbosa - da SRS Varginha e da Eliane Lopes Terra -técnica em Gestão da Saúde da SRS Alfenas.

O evento abordou diversas temáticas como Contextualização das Arboviroses; Vetor: Aedes, Operações de Rotina de Campo; Operações Emergenciais de Campo; Gestão e Manutenção de Equipamentos e Insumos; Epidemiologia Básica para Ações de Campo (indicadores, análises de dados e sistemas, monitoramento e avaliação, PMC); Competências e processos de trabalho; Saúde do Trabalhador; Vigilância da febre amarela e Temáticas transversais. “A capacitação visa aprofundar conhecimentos e habilidades dos profissionais para o enfrentamento das Arboviroses e consequentemente a melhoria do serviço prestado à população”, disse Larissa Ribeiro de Souza, referência técnica em Arboviroses da SRS Alfenas. “Espero que possamos contribuir com a qualificação de forma contínua dos supervisores, coordenadores e agentes de combates a endemias dos municípios”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário