Portal da Cidade Guaxupé

vaCINAÇÃO

Saúde prorroga vacinação contra meningite C até o fim de abril

Imunizantes estão disponíveis gratuitamente em postos de saúde de todo o estado.

Publicado em 01/03/2023 às 11:32

(Foto: Fábio Marchetto / SES-MG)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou - até 30/4/2023 - a vacinação temporária contra a meningite C. Além da recomendação do Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças de 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade, Minas Gerais está contemplando, até o fim de abril, as pessoas de 16 a 30 anos; trabalhadores de saúde; trabalhadores da educação; e os estudantes universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas). Ressalta-se a necessidade de avaliação do cartão de vacina.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença.

“A meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação”, explica Josianne.

As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização - PNI que protegem contra a meningite, são:

• Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.

• Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois) meses e 4 (quatro) meses e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.

• Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.

• Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para adolescentes de 11 e 14 anos. Administrar 1 (um) reforço ou 1 (uma) dose.

Fonte:

Deixe seu comentário