Portal da Cidade Guaxupé

dIa do Rim

Santa Casa de Guaxupé realiza ciclo de palestras no Dia Mundial do Rim

Evento contou com presença de profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e população em geral.

Publicado em 13/03/2020 às 00:43

Ciclo de palestras fali sobre as doenças renais e prevenção. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Evento reuniu profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e população em geral. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

O auditório da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé ficou lotado na tarde desta quinta-feira (12), durante as celebrações do Dia Mundial do Rim. O evento contou palestra dos médicos José Geraldo Abdala, que é coordenador da Hemodiálise, Caroline Maia e da nutricionista Carina Jerônimo Jorge.

Atualmente 120 pacientes, de nove cidades realizam tratamento no Centro Regional de Hemodiálise em Guaxupé. Deste total, 47 são de Guaxupé.

Segundo o coordenador da Hemodiálise, os cuidados com os rins devem ser periódicos, uma vez que as doenças renais são silenciosas. “Os sintomas aparecem quando os rins estão com 30% de funcionamento”, explica o médio nefrologista.

Doenças como hipertensão e diabetes aumentam o risco de doenças renais. “65% dos pacientes da hemodiálise são hipertensos e diabéticos. A maioria é de homens. Isso porque as mulheres normalmente são mais preocupadas com a saúde”, afirma José Geraldo. Ainda de acordo com ele, a realização de exames de rotina de Creatinina ajuda a identificar problemas renais.

Para a médica Caroline Maia, a presença de agentes comunitários de saúde no evento, ajuda a divulgar a informação sobre as doenças renais. “Eles estão em contato direto com a população de podem ajudar a identificar pessoas com sintomas de doenças renais”, diz a médica.

Pouca urina, ou urinar em excesso podem ser sintomas de doenças renais, além de outros como:

  • Anemia,
  • Fraqueza
  • Perda de peso
  • Inchaço nas pernas e rosto
  • Halitose
  • Urinar muitas vezes durante a noite.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário