Portal da Cidade Guaxupé

"CORONA ZERO"

Rotary Cafezais financia teste do covid para idosos em Guaxupé

Coleta de material para os testes PCR, foram realizados na manhã de ontem (08).

Publicado em 08/09/2020 às 23:11

Rotary Cafezais realizou coleta de exames PCR na Vila Frederico Ozanam. (Foto: Divulgação)

Rotary Cafezais realizou coleta de exames PCR na Vila Frederico Ozanam. (Foto: Divulgação)

Rotary Cafezais realizou coleta de exames PCR na Vila Frederico Ozanam e Lar São Vicente. (Foto: Divulgação)

Foram aplicados 118 exames em idosos e funcionários das instituições. (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre Rotary e Secretaria Municipal de Saúde possibilitou que idosos de Guaxupé fossem testados para o covid-19. O Rotary Club Guaxupé Cafezais financiou 118 testes PCR de covid-19 para os funcionários e idosos do Lar São Vicente e Vila Frederico Ozanam. O projeto “Corona Zero” é patrocinado pelo Rotary e forneceu, além dos kits para a coleta, o material de proteção para os funcionários da secretaria de saúde. O valor da doação, feita pelo Rotary Clube, é de R$ 42 mil.

Seu José Modena é funcionário do Lar São Vicente, e foi o primeiro a fazer a coleta. “Como o exame custa em torno R$350, se tivesse que pagar não faria o exame”, conta o agente funerário do lar.

De acordo com o auxiliar de enfermagem do Marcio Fernandes, os idosos estão sendo mantidos em total isolamento para evitar qualquer tipo de contato com pessoas que possam estar infectadas pelo vírus Sar-CoV-2

Karen Araújo é assistente social na Vila Frederico Ozanam e explica que os internos foram atendidos do lado externo dos apartamentos seguindo as recomendações dos protocolos de saúde. “Estamos tomando as medidas de prevenção para proteção das vilas e este teste é mais uma importante ação para a saúde tanto para os idosos quanto para as pessoas que trabalham diretamente aqui “

A Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais capacitados para realizarem a coleta do material. “Chamado de RT-PCR, é mais conhecido como swab nasal e oral, pois utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher material das narinas e garganta“, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Jurema Perez Coordenadora da Vigilância em Saúde.

Os rotarianos acompanharam a realização dos exames nos locais que abrigam os idosos em Guaxupé. “Agora o material coletado será enviado para o laboratório em Barueri, na grande São Paulo, e os resultados ficarão prontos em uma semana e serão entregues aos pacientes pelos médicos das instituições beneficiadas pelo projeto ‘Corona Zero’”, enfatiza Walmor Zambroti, do Rotary Club Guaxupé Cafezais.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário