Portal da Cidade Guaxupé

Pico Pandemia

Redução nos números da doença confirmará passagem do pico da covid-19

O chamado ‘platô’ ocorrerá assim que for observada a estabilização da curva de novos casos diários

Publicado em 13/07/2020 às 23:14

Secretário de Saúde de Minas Gerais, informou que estabilização dos casos de Covid-19 é que vai indicar a passagem do pico da pandemia. (Foto: Gil Leonardi/ Agência Minas)

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, explicou, em coletiva virtual, que alguns fatores interferem na proximidade ou adiamento do pico da covid-19. Segundo Amaral, o pico é um dado obtido por meio de projeções feitas pelas equipes da SES-MG, com objetivo de sinalizar qual seria o período de maior estresse da rede pública de assistência à saúde para suprir a demanda por atendimento.

“O acompanhamento da situação no dia a dia tem nos mostrado que boa parte das projeções que fizemos estão se concretizando. Entretanto, alguns fatores interferem na concretização ou não de um pico. Dentre eles, a adesão que se tem ao isolamento, levando-se em consideração todo o estado de Minas Gerais, e também a forma e quantidade de transmissão dos casos que estão acontecendo”, explicou. 

De acordo com o secretário, ainda que as projeções indiquem grande volume de casos para esta semana, a definição sobre a chegada ao pico da doença em Minas – o chamado platô – só se confirmará quando a curva de novos casos diários apresentar estabilização, numa linha reta. 

“De forma geral, como Minas Gerais teve um incremento no número de casos mais lento que o de outros estados. Existe a possibilidade de que nós tenhamos um número maior de casos e, depois, uma discreta redução, mantendo-se o platô. Só saberemos que estivemos no pico quando observamos redução no número de casos”, explica o secretário de Estado de Saúde.

Até o momento, foram registrados 76.822 casos confirmados da covid-19 em Minas Gerais. Estão em acompanhamento 24.697 casos e são 50.510 casos recuperados. Com relação aos óbitos, estão confirmados 1.615. 

Monitoramento

Durante a coletiva, o chefe de gabinete João Pinho destacou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) acompanha os dados de todas as macrorregiões, fazendo atualizações constantes, seja da taxa de ocupação de leitos, seja dos índices relacionados à contaminação pelo vírus.

“Nós monitoramos os indicadores, verificamos como está a situação de cada lugar e, com a divulgação semanal das avaliações feitas por meio do Minas Consciente, indicamos qual é a onda mais apropriada para o momento em cada região. Isso é uma forma de indicarmos qual o nível de isolamento necessário, pois, quando definimos quais atividades econômicas devem estar em funcionamento, também estamos falando sobre quantas pessoas devem estar em casa e quantas em circulação”, esclarece João Pinho.

O chefe de Gabinete da SES-MG reforçou ainda que, no caso das atividades consideradas aptas ao funcionamento, o ideal é que sejam priorizados o teletrabalho e o atendimento a distância, de modo a intensificar as medidas de isolamento.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário