Portal da Cidade Guaxupé

Liraa

Primeiro LirAa de 2019 aponta médio risco de infestação de dengue em Guaxupé

Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apresentou o índice de infestação de 2,0%.

Publicado em 17/01/2019 às 00:45
Atualizado em

Guaxupé apresentou médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

O Levamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) aponta que o município de Guaxupé possui médio risco de infestação a doença (2,0%). O levamento foi realizado pelos agentes de controle de vetores da Vigilância em Saúde no período de 02 a 08 de janeiro. O resultado coloca Guaxupé na faixa amarela, que representa médio risco para ocorrência de doenças como dengue, zika e chikungunya. O índice é considerado dentro do previsto sazonal pelo Ministério da Saúde uma vez que e entre 1% a 4%.

O baixo índice de infestação pelo Aedes aegypti pode ser atribuído ao constante trabalho de prevenção e conscientização que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, e também à colaboração da população. As ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência da doença, e reforçados nos meses mais quentes.

“A metodologia do LIRAa divide Guaxupé em estratos que variam de 8.100 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada estrato são pesquisados em média 430 imóveis. A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes aegypti. Além disso, conseguimos saber, em curto espaço de tempo, quais áreas têm alta infestação, além de ser possível identificar quais os tipos de criadouros preferenciais em cada estrato, visando realizar atividades específicas e alertar a população por meio de mobilizações sociais”, explicou Jurema Peres, diretora da Vigilância em Saúde.

Dos 1.287 imóveis/terrenos vistoriados em Guaxupé, foram encontrados 26 focos positivos. Com o médio índice registrado no município, a Vigilância em Saúde orienta a população para que se mantenha a atenção: “Estamos num período de chuvas, vistoriando semanalmente suas residências e eliminando todos os objetos que possam servir de criadouro do mosquito. Mas não adianta somente o esforço e trabalho dos agentes de vetor. A população também precisa fazer sua parte!”disse a diretora.

Os casos suspeitos de dengue devem ser notificados à Vigilância Sanitária. O telefone de contato é o 3551-2719.

Fonte:

Deixe seu comentário