Portal da Cidade Guaxupé

Novembro Azul

Prefeitura promoveu ações durante todo o mês de conscientização contra o câncer

Entre as atividades tivemos orientações, palestras e até um torneio de futebol.

Publicado em 30/11/2022 às 17:55

(Foto: Divulgação)

Em 2011, o “Instituto Lado a Lado pela Vida” iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

“A prevenção e o diagnóstico precoce devem ser sempre preconizados, uma vez que descoberto no início, o câncer tem muito mais chances de cura. Promover ações de conscientização faz com que o homem se lembre que precisa se cuidar e desmistifica o preconceito em torno do tema, que é uma grande bobagem” enfatizou Dr Heber Quintella, Prefeito de Guaxupé.

Por todo o país, durante o penúltimo mês do ano, ações são desenvolvidas para fomentar essa luta. Em Guaxupé a Prefeitura através da Secretaria de Saúde promoveu uma série de ações. A primeira delas foi iluminar a sede do poder executivo e a sede da referida secretaria com a cor da campanha. Além disso foram realizadas blitz, ornamentação dos postos de saúde, palestras educativas com médicos, entrevistas em diversas mídias da cidade, o Blueday (dia em que os servidores e munícipes são convidados a se vestirem de azul) e aquele que foi o ponto alto do evento: O Torneio Azul de Futsal.

O Torneio Azul de Futsal foi um campeonato interno de futebol, onde cada secretaria montou seu time (foram mais de 100 atletas) e concorreram entre si. Foram três dias de jogos e, na grande final se enfrentaram Secretaria de Segurança x Secretaria de Obras, com ao agentes da segurança levando a melhor e vencendo o torneio. Foram dias de muita interação e diversão, marcando positivamente o “Novembro Azul” da Prefeitura em 2022. “O torneio de futsal foi pensado para promover a interação entre os servidores e lembra-los que eles também devem se cuidar. O Câncer de próstata mata muitos homens todos os anos e muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas se a doença tivesse sido descoberta precocemente. Ficamos muito felizes com a repercussão e o resultado do nosso campeonato, foram dias de muita torcida e alegria”, finalizou Mailaine Andrade, diretora da Secretaria de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário