Portal da Cidade Guaxupé

Doação

Prefeitura de Guaxupé implanta Farmácia Solidária

População poderá doar nas Unidades de Saúde medicamentos sem uso.

Publicado em 16/07/2019 às 21:59

População pode levar medicamentos que não utiliza mais para serem doados nas unidades de saúde e farmácias municipais. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

A prefeitura de Guaxupé implantou nesta semana o projeto " Farmácia Solidária" em todas as unidades de Saúde do município e também nas duas unidades da Farmácia Municipal. O projeto tem o objetivo de fazer a captação não onerosa e a dispensação de medicamentos, que não estão sendo mais utilizados pela população.

A medicação, após recolhida, passará por uma triagem por farmacêuticos e profissionais da Saúde e aquelas que estiverem dentro do prazo de validade e em condições de uso, serão distribuídas na Farmácia Municipal. Já aquelas vencidas ou violadas serão recolhidas por uma empresa especialista em destinação de resíduos de serviços de Saúde. 

 “Muitas pessoas tem aquele medicamento em casa que não está mais utilizando. Mas certamente aqui na cidade temos outras pessoas que precisam desta medicação. Então criamos o Farmácia Solidária para que quem puder e não estiver mais fazendo uso, que doe ao Município, e assim, o medicamento será repassado pelo farmacêutico para quem realmente está necessitando”, explicou o prefeito Jarbinhas. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Daniela Bettelli, o uso racional de medicamentos é linha prioritária de ação da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de garantir o acesso, a segurança e a eficácia dos medicamentos prescritos nas Unidades de Saúde.

“Quantos de nós deixamos algumas caixas de medicamentos no armário de casa e passado muito tempo, passamos por algum problema de saúde e recorremos a estes medicamentos que estão guardados. Isso é um perigo! Pois podem estar vencidos e até mesmo a automedicação, sem a prescrição médica, pode gerar outros graves problemas de saúde. Então o mais correto é utilizar a medicação conforme o médico orientou e o que restou, trazer para a Farmácia Solidária”, disse a secretaria.

Fonte:

Deixe seu comentário