Portal da Cidade Guaxupé

Saúde No limite

No primeiro dia de Quarentena, UTI lotada, fila no PSF Aviação e lojas abertas

Vice-prefeito Rodrigo Borges confirmou a lotação dos 14 leitos de UTI covid durante live nas redes sociais na manhã deste sábado (09).

Postado em 09/01/2021 às 14:54 |

Uma fila de pessoas atrás de atendimento se formou no PSF do Jardim Aviação, unidade sentinela no tratamento da covid-19, na manhã deste sábado (09). (Foto: Carol Negrão)

No primeiro dia de vigor do decreto de Quarentena em Guaxupé, a UTI Covid da Santa Casa da cidade chegou à lotação máxima: todos os 14 leitos abertos para o tratamento da doença estão lotados. A informação foi dada pelo vice-prefeito Rodrigo Borges (DEM) na manhã deste sábado (09), durante live nas redes sociais. Na ocasião, o político estava na presença do Padre Reginaldo da Silva, pároco da catedral. O religioso voltou atrás na decisão de manter as missas na igreja.

 

Rodrigo Borges / vice-prefeito / Guaxupé

Lotação

O tão temido dia, em que nós não teríamos mais leitos de UTI, infelizmente chegou. Hoje a Santa Casa de Guaxupé está com todos os leitos preenchidos e não há mais vagas em UTI em Guaxupé. Isso significa que, caso seja necessário mais alguma internação em UTI, teremos que fazer a transferência da pessoa para uma outra cidade. Hoje também estamos tendo número recorde de atendimento tanto no Pronto Socorro Municipal, quanto no Posto de Saúde sentinela do Jardim Aviação.

Rodrigo Borges / vice-prefeito / Guaxupé

 

Vice-prefeito Rodrigo Borges (a esq.) informou que UTI da Santa Casa está com todos os leitos ocupados. (Foto: reprodução/facebook)

“ O momento é de união e nós temos um inimigo em comum, e o nosso inimigo é o coronavírus, a covid-19. Esse é o nosso inimigo. A igreja sempre foi e sempre será a grande colaboradora da humanidade. (...) Chegou ao ápice e não tem mais jeito e chegou a hora de ter uma ação. Nós vamos colaborar, eu estou aqui para colaborar com o bem do povo e com o bem da nossa cidade. (...) Nós vamos colaborar e se Deus quiser, daqui dez dias vamos ter uma baixa nesses casos”, disse o padre durante a transmissão, voltando atrás no discurso que fez na missa da última quinta-feira (07), quando disse que as missas iriam continuar normalmente. 

Paralelo a isso, uma fila de pessoas se formou no PSF do Jardim Aviação na manhã deste sábado (09). O posto é a unidade sentinela para o tratamento de covid. A tenda, que tinha sido retirada quando a doença deu sinais de recuo, foi instalada novamente para que os pacientes pudessem ficar na fila de espera. O Portal da Cidade Guaxupé recebeu mensagens de pessoas que estavam na fila reclamando da demora no atendimento. Algo que era esperado pela quantidade de pessoas a serem atendida 

Até mesmo a única farmácia de Guaxupé que faz exames particulares para o coronavírus não tem mais vaga para atendimento neste sábado, o que mostra que a saúde da cidade chegou ao limite. 

Comércio 

Lojas de atividades não essenciais abriram, mesmo com a possibilidade de multa. Fiscais da prefeitura e Guarda Civil Municipal fizeram orientação aos comerciantes. Quem não fechou, foi notificado. O Portal da Cidade teve informações e comércios essenciais, como mercados de bairros, que também foram fiscalizados para saber se as regras sanitárias estavam sendo seguidas.

Mas nas lotéricas da cidade, filas enormes se formaram. Só resta esperar, para saber qual será o desdobramento disso.

Covid em Guaxupé 

Guaxupé foi a primeira cidade do Sul de Minas a decretar novamente Quarentena. O decreto é válido até o dia 18 de janeiro. Ontem (08) a cidade registrou recorde de casos em um único dia: 61 casos. A cidade tem um total de 1.603 casos, destes, 85% já receberam alta médica. A cidade chegou a ter 97% de pacientes em alta no fim de 2020.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário