Portal da Cidade Guaxupé

Morte

Monte Santo de Minas tem a primeira morte por Febre Amarela em Minas Gerais

Morte de homem de 41 anos aconteceu em fevereiro, mas a causa foi confirmada nessa terça-feira (14).

Publicado em 15/03/2023 às 09:46
Atualizado em

(Foto: Imagem Ilustrativa)

Minas Gerais confirmou a primeira morte por febre amarela em 2023, nessa terça-feira (14), após exame feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caso foi registrado em Monte Santo de Minas, em 23 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a vítima é um homem de 41 anos, trabalhador rural. As autoridades não encontraram registro de vacinação contra a doença do paciente.

Conforme a pasta, antes dos sintomas, ele teria realizado uma viagem para São Paulo, onde houve a confirmação de caso humano para febre amarela no mês passado.

Após a confirmação da morte, segundo a SES-MG, o Estado emitiu uma nota técnica de alerta com orientações aos profissionais e serviços de saúde. Também instaurou uma investigação para determinar o local provável de infecção — se o contágio ocorreu em São Paulo ou em Minas Gerais.

Uma reunião também foi agendada para alinhamento de ações com municípios e Unidades Regionais de Saúde de Passos e de Alfenas. Além disso, a SES-MG disse que vai intensificar as ações de imunização para aumento da cobertura vacinal contra a febre amarela.

Alerta da região

No mês de fevereiro um caso de Febre Amarela confirmado em Vargem Grande do Sul acendeu o sinal de alerta em secretarias de saúde da região: Guaxupé, Muzambinho, Juruaia e Tapiratiba (SP) intensificaram a imunização contra a doença.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes. Às autoridades estaduais de saúde cabe notificar os eventos de febre amarela suspeitos ao Ministério da Saúde. Atualmente, a febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica).

Sintomas

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

  • febre alta;
  • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.

Fonte:

Deixe seu comentário