Portal da Cidade Guaxupé

COVID-19

Minas Gerais investiga três casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus

Registros de pessoas que podem ter sido infectadas duas vezes estão sendo acompanhados em Belo Horizonte, Contagem e Varginha.

Publicado em 08/09/2020 às 02:43

SES-MG investiga caso de reinfecção pelo Coronavírus em Varginha. (Foto: Agência Minas)

Minas Gerais investiga atualmente três casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus: um em Belo Horizonte, um em Contagem, na região metropolitana, e outro em Varginha, no Sul, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (8), ele voltou a destacar a importância da manutenção do distanciamento social, do uso de máscara e da limpeza das mãos.

São considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que os pacientes voltam a apresentar sintomas de Covid-19 em período igual ou superior a 90 dias após a primeira confirmação laboratorial da doença. Essas pessoas devem ser testadas por RT-PCR e, em caso de resultado positivo, as amostras das duas infecções devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará o sequenciamento genético para verificar a presença de mutações, conforme o novo protocolo do Estado.

"Esses casos ainda estão em acompanhamento, estamos observando, fazendo toda a checagem, porque o número de reinfecções avaliado no mundo é muito pequeno ainda. Confirmado, temos apenas um caso até o momento (no mundo). É muito importante que tenhamos muito cuidado e façamos uma checagem muito bem feita, com avaliação do exame feito anteriormente e do exame atual para termos certeza. Até o momento, não temos casos confirmados (em Minas Gerais", disse o secretário.

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado em agosto, em Hong Kong. O paciente, um homem de 33 anos, foi infectado pela segunda vez 142 dias após a primeira contaminação. Os pesquisadores descobriram que o vírus da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira. 

Isolamento 

De acordo com o secretário Carlos Eduardo Amaral, o isolamento social tem ficado entre 39% e 41% no Estado — o índice considera a população que não está saindo de casa e pode flutuar para mais ou para menos. No entanto, segundo ele, a sociedade tem adotado outras medidas que contribuem para a prevenção. 

"No início, quando orientamos o isolamento, era efetivamente que as pessoas ficassem em casa, não havia ainda hábito da sociedade de lavagem das mãos, uso de máscara e distanciamento. Hoje, nós vemos que a maioria das pessoas entendeu que é necessário. De forma geral, se somarmos o isolamento, mais o uso de máscara e o distanciamento, entendemos que o isolamento efetivo tem sido maior do que esse número". 

Queda das hospitalizações 

Sobre a queda do número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais nas últimas semanas, o secretário afirmou que isso é uma tendência, devido à elevação das temperaturas. Na 33ª semana, foram 3.246 hospitalizações. Na última semana, a 36, foram 380, uma redução de 88%. 

De acordo com Amaral, a queda se deve tanto à melhora no perfil epidemiológico da Covid-19 quanto à redução de notificações de SRAG por outros vírus, como o Influenza. "É de se esperar que daqui para frente tenhamos redução da SRAG, uma vez que SRAG não é sinônimo de Covid. Temos vários outros vírus que circulam no inverno, e, à medida que as temperaturas sobem, temos tendência de redução de notificações de SRAG", explica.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário