Portal da Cidade Guaxupé

COVID-19

Minas Gerais concentra 76,8 mil infectados com Covid-19 e mais de 1.600 mortes

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) declarou ter confirmado cerca de 900 casos apenas nas últimas 24 horas, além de 39 mortes no mesmo período

Publicado em 13/07/2020 às 00:43

Minas Gerais confirmou 900 casos de Covid-19 em 24h. (Foto: O Tempo)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que o pico da pandemia do coronavírus em Minas Gerais será alcançado nos próximos dias, precisamente na quarta-feira (15). Com a proximidade deste ponto da curva, do qual o Estado está distante apenas por algumas horas, os números relacionados à infecção nos municípios mineiros crescem de forma alarmante desde o mês passado. Balanço publicado nesta segunda-feira (13) aponta que, entre março e esta manhã, 76.822 diagnósticos da doença tiveram confirmação do órgão estadual. Entre eles, há 1.615 mortes ocorridas em função da Covid-19.

A quantidade de infectados praticamente quadruplicou nos últimos 30 dias – em 13 de junho o balanço epidemiológico havia apontado cerca de 20,6 mil mineiros contaminados pelo coronavírus. Cenário semelhante pode ser encontrado em relação ao número de óbitos em decorrência da Covid-19. Até aquela data, 454 moradores do Estado haviam morrido após contraírem a doença, um número três vezes e meia menor que o detectado nesta segunda-feira (13). Documento publicado pela SES-MG nesta manhã aponta ainda que 971 diagnósticos foram confirmados apenas nas últimas 24 horas. Trinta e nove mortes entraram para a lista de óbitos da pasta desde a véspera.

Ainda segundo o relatório, a pandemia se alastrou por 757 cidades de Minas Gerais, cerca de 88,7% dos municípios mineiros, o que significa que não há casos apenas em 96 dos aqui existentes. Tal como a quantidade de infectados, os óbitos não estão restritos a algumas localidades, e, de acordo com a estatística da Saúde, 305 municípios mineiros já registraram óbitos. A taxa de letalidade da doença em Minas Gerais está próxima de 2,1%, sendo que a Covid-19 acomete de forma fatal principalmente aqueles pacientes que já sofriam de comorbidades, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Quanto à faixa etária, os mais afetados são aqueles com idades acima de 60 anos – representam 76% dos óbitos. 

Outro dado contido no documento refere-se às hospitalizações no Estado. De acordo com a SES-MG, mais de 10% dos infectados com diagnóstico confirmado, um total de 8.849, precisaram de internação hospitalar nas redes pública e privada – o crescimento na taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria despertou uma preocupação no Estado, que, nesta segunda-feira, inaugura leitos básicos no Hospital de Campanha do Expominas, em Belo Horizonte. Além disso, dados da pasta apontam um aumento de 958% nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se comparadas as semanas epidemiológicas de 2019 com as deste ano.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário