Portal da Cidade Guaxupé

Dengue

LIRAa de janeiro aponta risco médio de infestação do mosquito Aedes aegypti

De 39 amostras coletadas na cidade, 27 foram positiva para o mosquito transmissor da dengue.

Publicado em 17/01/2021 às 23:07
Atualizado em

O  Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 04 a 09 de janeiro, aponta risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti em Guaxupé. O mosquito é transmissor de doenças graves como a dengue, zika vírus e chicungunya.

Durante o levantamento, foram analisadas 39 amostras, sendo: 27 positivas e 12 negativas em um total de 1385 imóveis visitados pelos agentes de vetores da Prefeitura. O resultado do levantamento aponta médio o risco para a proliferação do Aedes em Guaxupé. Para tanto, é preciso sempre cuidado especial durante o período de chuvas intensas, para evitar que haja infestação do mosquito.

Os bairros que mais apresentaram as amostras positivas para o Aedes aegypti foram Parque dos Municípios, Vila Magalhães, Jd. Orminda, Bela Vista, Jd. Rosana e Centro. Seguido por Vila Rica, Residencial Ouro Verde, Residencial Colina, Parque do Convento, Vera Cruz, Vila Conceição, Residencial Fazenda Planalto, Jardim América, Parque das Orquídeas, Novo Horizonte, Colmeia e Angola.

“Os cuidados precisam ser constantes, ainda mais nesse período de chuvas intensas. Toda a população precisa fazer a sua parte em olhar o seu quintal, evitando deixar utensílios que possam favorecer o acumulo de água. O que favorece a proliferação do Aedes”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde: Jurema Cristina dos Santos Peres.

Segundo a prefeitura, "A Vigilância em Saúde, por meio da vigilância Epidemiológica e em Zoonoses, está fazendo a sua parte, cuidando das áreas mais expostas como os pontos estratégicos da cidade como borracharias, ferro velho, e em todas as áreas que encontraram os focos durante a realização do LIRAa".

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3551-2719, diretamente na Vigilância em Saúde.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário