Portal da Cidade Guaxupé

Atenção

Leptospirose: período de chuva requer atenção maior para evitar a doença

Em Guaxupé, a Vigilância Epidemiológica investiga um caso suspeito de morte causada pela doença que é transmitida pela urina de roedores.

Publicado em 18/02/2019 às 01:07
Atualizado em

Contaminação pode acontecer em locais de alagamentos no período das chuvas. (Foto: Divulgação)

Ratos são hospedeiros da bactéria Leptospira, que causa a Leptospirose. (Foto: Divulgação)

Com o período de chuva mais intensa se aproximando, crescem os cuidados para evitar a leptospirose. A doença é conhecida, mas ainda causa mortes no Brasil. Depois de dois anos sem nenhuma notificação em Guaxupé, a Vigilância Epidemiológica investiga uma morte suspeita de ter sido causada pela doença. O último caso confirmado de Leptospirose em Guaxupé foi em 2014, conforme os dados:

  • 2018- nenhuma notificação
  • 2017- nenhuma notificação
  • 2016- 2 casos descartados
  • 2015- 3 casos descartados
  • 2014- 2 casos; 1 descartado



A doença

A leptospirose é doença causada pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de rato. A contaminação pode acontecer em contato com a água contaminada, no caso de enchentes, mas o contato com fossas, calhas e esgotos também podem trazer risco de contaminação.

Trabalhadores rurais também são público de risco. Eles podem contrair a leptospirose na colheita de grãos, nos restos de alimentos em cochos de animais, na colheita de arroz e na lama de chiqueiros e currais.

Andréa Coelho / Enfermeira / Guaxupé

Diagnóstico

A leptospirose aparece com sintomas de uma gripe forte, por isso a diagnóstico podem demorar

Andréa Coelho / Enfermeira / Guaxupé

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, diarreia e tosse. Na forma mais grave da doença podem surgir pele e olhos avermelhados, sangramento e alterações urinárias. “A leptospirose aparece com sintomas de uma gripe forte, por isso a diagnóstico podem demorar”, explica Andréa Coelho, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A enfermeira ressalta ainda que a Leptospirose tem cura, mas pode levar à morte. “ Muitas vezes o paciente já tem uma doença preexistente que pode potencializar os sintomas da leptospirose, ou o diagnóstico é feito tardiamente”, disse.

Amostras de sangue do caso suspeito em Guaxupé serão encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte.


Fonte:

Deixe seu comentário