Portal da Cidade Guaxupé

Exame

Instituto Nehemy Costa realiza mutirão de exames em crianças guaxupeanas

O exame “de fundo de olho” detecta doenças como o câncer.

Publicado em 21/11/2022 às 18:22

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Instituto Nehemy Costa realizou um mutirão de atendimentos de diversas crianças guaxupeanas. O exame realizado é o fundoscopia, também chamado de oftalmoscopia ou exame de fundo de olho, que é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula. “O que estamos fazendo aqui hoje é uma busca por algum problema que a criança possa ter. Neste exame não detectamos problemas e acuidade visual, mas se essa criança possui algo mais grave. Este é um exame que salva não a visão da criança, mas a vida dela”, ressaltou a médica Andrea Nehemy.

Para a realização deste exame, foi feita uma triagem com crianças menores de dois anos de idade. O Instituto Nehemy Costa contou com a colaboração das Secretarias de Saúde e Educação de Guaxupé nesta triagem. Dezenas de pequenos foram selecionados pelas secretarias para serem examinados. “Nós procuramos em creches municipais e em nossos cadastros pelas crianças que estariam aptas para participar desta ação. Desta forma, as mães ou responsáveis foram contactadas e convidadas a levarem seus filhos”, explicou Antônia Honorato, diretora de administração da Secretaria de Saúde.

Vale ressaltar que todas as crianças passam pelo “teste do olhinho” nas primeiras semanas de vida. Ainda assim, se os responsáveis detectarem qualquer sinal de anormalidade, como manchas nos olhos em fotografias, por exemplo, devem procurar pela sua unidade de saúde de referência e solicitar consulta oftalmológica para a criança. “Importantíssimo ressaltar que toda doença diagnosticada no início tem mais chances de cura. Agradeço a esta fantástica iniciativa do Instituto Nehemy Costa, nos ajudando a cuidar de nossas crianças”, finalizou o Prefeito Dr. Heber.

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário