Portal da Cidade Guaxupé

Cadastro

Hemocentro de Ribeirão realiza cadastro de doadores de medula em Guaxupé

Cadastramento acontece no próximo sábado (02), no Núcleo Núcleo Viver Bem, da Unimed, e tem objetivo de encontrar um doador para o pequeno João Guilherme.

Publicado em 30/06/2022 às 12:09

(Foto: Divulgação)

Apenas 5 mililitros de sangue podem trazer esperança para pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea. E no próximo sábado (02), os moradores de Guaxupé e região poderão trazer esperança a esses pacientes. O Hemocentro de Ribeirão Preto estará no Núcleo Viver Bem, da Unimed, das 08h às 12h. O Núcleo fica na Rua Capitão Erasmo de Barros, 191- no Centro.

Os doadores devem ter de 18 a 35 anos, e terem boas condições de saúde. No momento do cadastro são retirados 5 ml de sangue e não precisa estar em jejum. 

A campanha de cadastro, que acontece pela quinta vez em Guaxupé, dessa vez tem como objetivo encontrar doadores compatíveis com o pequeno João Guilherme, de quatro anos. Ele foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda células tipo T, e aguarda a oportunidade de ser transplantado.

No caso de compatibilidade, o procedimento para coleta das células-tronco é muito simples. Não tem corte, nem sangramento. É como tomar soro no hospital (aférese) ou como fazer uma lipo (punção medula bacia). Independente de qualquer desses dois procedimentos que a equipe médica venha escolher, a medula se regenera aproximadamente quinze dias após o transplante, produzindo novas células maduras.

Medula Óssea

A medula é um tecido líquido/gelatinoso (tutano), capaz de produzir células- tronco hematopoéticas, responsáveis pela defesa do nosso organismo, transporte de oxigênio para os pulmões e coagulação do nosso sangue. 

Atualmente, cerca de 800 pessoas no Brasil necessitam de transplante de medula óssea por inúmeras doenças que afetam a medula, impedindo-a de produzir novas células maduras. Dentre elas, podemos citar as leucemias, linfomas, anemias graves, etc.

Fonte:

Deixe seu comentário