Portal da Cidade Guaxupé

Doação

Grupo de aplicativo quer incentivar a doação de sangue em Guaxupé

Iniciativa pretende levar moradores da cidade hemocentros a região a cada 4 meses para doação de sangue.

Publicado em 05/08/2019 às 21:00

Grupo de guaxupeanos realizou doação de sangue no último sábado (03). (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Grupo de guaxupeanos realizou doação de sangue no último sábado (03). (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Grupo de guaxupeanos realizou doação de sangue no último sábado (03). (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Grupo de guaxupeanos realizou doação de sangue no último sábado (03). (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Grupo de guaxupeanos realizou doação de sangue no último sábado (03). (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

A cada mil brasileiros, 16 são doadores de sangue. Mas o período de férias e o inverno provocam a queda dos estoques de sangue. Uma iniciativa de um morador de Guaxupé quer incentivar a doação de sangue no município. Sem centro para doação de sangue, o grupo deve ir a cada quatro meses para o Hemocentro de Poços de Caldas, aos sábados.

“Entendendo que várias pessoas podem ser beneficiadas através da doação de sangue, inclusive da nossa cidade. Foi divulgada em várias redes sociais como funciona o processo de uma doação de sangue, os requisitos básicos para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma doação. Com isso várias pessoas se mostraram dispostas a fazer parte desse projeto”, explica o açougueiro André Gonçalves, idealizador do grupo de doação de sangue. 

A primeira doação de sangue do grupo aconteceu no último sábado (03), no Hemominas de Poços de Caldas. Os 30 doadores de Guaxupé foram ao município em duas vans.

“Para nossa primeira viagem a Prefeitura, através do vereador Danilo Martins, disponibilizou uma van com 20 lugares e conseguimos uma outra van particular com o o Sr.Merci, que cobrou apenas o combustível gasto na viagem visto a importância desse projeto”, afirma Gonçalves.

Grupo de Whatsapp

O grupo de whatsapp possui 70 participantes. Segundo o organizador, o intuito do projeto é tornar a doação de sangue frequente. “O intuito é irmos a cada quatro meses, nos mobilizando para estar abastecendo os hemocentros de nossa região como Passos, Alfenas, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Campinas, entre outros”, ressalta André.

Os interessados em participar do grupo de Whatsapp de Doação de Sangue pode entrar em contato através dos números (35) 98821-2013 (André) e (35) 99171-3866 (Luciana)

Doação no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, as taxas de doação ficaram estáveis, o que demonstra que há uma conscientização da população.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, em 2017, foram coletadas 3,4 milhões de bolsas de sangue e realizadas 2,8 milhões de transfusões. Desse total, 34% correspondem à doação de reposição – quando o indivíduo doa para atender à necessidade de um paciente.

Recomendação para doar sangue

Pessoas com mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável) e até 69 anos que pesam no mínimo 50 quilos (kg) e em bom estado de saúde são potenciais doadores. A recomendação é para que o doador esteja descansado, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Segundo o Ministério, a doação é segura e todo o sangue coletado é testado para HIV, Hepatite C e B, respeitando a “janela imunológica” dessas doenças – aquele tempo em que o vírus já está presente no doador, mas ainda não é possível sua detecção. Por isso, o processo que antecede a doação é composto por entrevista em que é avaliado o estado de saúde do paciente. “Durante a entrevista, que é sigilosa, é avaliado o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor e, ainda, são utilizados produtos descartáveis no processo de doação”, diz o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag.

O país possui 32 hemocentros coordenadores e outros 2.066 serviços de coleta ligados ao Sistema Único de Saúde. Em 2018, foram investidos R$ 1,3 milhão em qualificação de profissionais, modernização e fornecimento de medicamentos para a rede. Para este ano o mesmo valor está previsto para investimentos nos serviços da rede de coleta de sangue.

*Com Informações de Agência Brasil.


Fonte:

Deixe seu comentário