Portal da Cidade Guaxupé

Março Azul Marinho

Governo Municipal viabiliza mutirão de colonoscopias

Exames são realizados no Life Medical Hospital através de contrato da instituição com o Município.

Publicado em 15/03/2023 às 14:00

(Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Desde o ano passado, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mutirões de exames e cirurgias. Estas ações visam diminuir, até que sejam extintas, as filas de pacientes que aguardam pelo atendimento. Recentemente houve mutirões de pequenas cirurgias, de cirurgias de catarata e agora, foram iniciados os mutirões de colonoscopia.

A colonoscopia é um exame cujo o objetivo é permitir que o médico gastroenterologista possa olhar diretamente para dentro do cólon, também conhecido como intestino grosso. Este mês (março) é designado como mês de prevenção do câncer colorretal, ou Março Azul Marinho. Com o gancho desta campanha, o mutirão então, teve início.

Em Guaxupé, dezenas de pacientes que estavam na fila de espera foram contatados e, apesar de muitos ainda não serem encontrados, o primeiro dia de mutirão foi um sucesso. “A saúde em Guaxupé está de parabéns. Já realizamos mais de 500 exames deste pelo SUS no Município e a fila caminha a passos largos. É de suma importância a realização deste exame em pessoas dentro da faixa etária estipulada ou em pacientes que apresentem indicação. Este exame pode ser responsável por salvar a vida deste paciente”, explicou o Dr. Diego Caldeira, médico responsável pela realização dos procedimentos.

Os mutirões de colonoscopias começaram no último sábado e se estenderão pelos próximos dois finais de semana. Os pacientes enviados para o procedimento serão contatados pela Secretaria de Saúde a fim de serem orientados de como realizarem o preparo para o exame. Mais uma vez o Governo Municipal solicita que os pacientes mantenham o cadastro atualizado junto à Secretaria de Saúde com telefones atuais e, quando marcado o exame não deixar de comparecer.

Fonte:

Deixe seu comentário