Portal da Cidade Guaxupé

COVID-19

Estado divulga relato de sobreviventes da covid-19 em Minas

Moradores de cidades mineiras compartilham suas histórias na luta contra a doença no projeto da #sobrevivemosmg, da Secretaria de Saúde.

Publicado em 29/09/2020 às 02:12

(Foto: Imagem Ilustrativa)

Na guerra invisível contra o coronavírus, os sobreviventes têm muito a contar. Sintomas, medos, angústia, assistência, fé e gratidão por ter sobrevivido à covid-19 estão nas histórias de cada pessoa que se recuperou da doença. De Norte a Sul, Leste a Oeste de Minas Gerais, há guerreiros dispostos a compartilhar sua vivência e contribuir para o combate ao vírus no estado.

Para somar forças nessa guerra que ainda não acabou, o Governo de Minas convidou esses sobreviventes para contar suas experiências. Desse trabalho, que demandou dois meses de apuração, em meio a relatos e escutas com auxílio das macrorregionais estaduais e assessorias de unidades de Saúde da capital e interior, nasceu o projeto #Sobrevivemosmg: um hotsite da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relatos emocionantes de pessoas que sobreviveram à doença. 

“As histórias por trás dos números nos ajudam a enfrentar essa guerra invisível com esperança e atentos aos cuidados que devem continuar, ainda que os indicadores apontem para a possibilidade de queda na transmissão do vírus em Minas”, comenta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para quem o projeto é visto como mais uma importante ferramenta de comunicação no enfrentamento da covid-19 em Minas. 

Nas redes sociais 

A plataforma, lançada nesta terça-feira (29) e divulgada nas redes sociais da SES e do governo, conta com textos e vídeos feitos pelos próprios sobreviventes, além de entrevistas de especialistas sobre as sequelas que o coronavírus pode causar. O objetivo é que, a cada semana, dois relatos em vídeo de sobreviventes da covid-19 sejam divulgados nas redes sociais e na página do projeto. 

As histórias são compartilhadas com os mineiros no momento em que Minas Gerais já soma mais de 200 mil recuperados da enfermidade e indicadores apontam para possibilidade de queda na transmissão da doença. Com sintomas leves ou graves, os entrevistados relembram os dias de angústia, os medos, a fé e a assistência que receberam nas unidades de terapia do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) e na rede privada, o carinho de enfermeiros, de técnicos de Enfermagem e de médicos. 

São pessoas que receberam alta sob aplausos de profissionais da Saúde ou que em casa conseguiram resistir à doença. Alguns ficaram com sequelas, emocional ou física, mas agradecem a todo momento por estarem vivos para poder contar essa história e se juntar ao Governo de Minas na luta contra o vírus. 

Para participar 

Para aumentar essa rede, o projeto #Sobrevivemosmg convida interessados em compartilhar sua história a mandar, pelo e-mail jornalismo@saude.mg.gov.br, relatos em vídeos para serem divulgados no hotsite e redes sociais da SES-MG. 

Orientações 

- Grave o vídeo com o seu relato com o celular na horizontal (deitado); 

- A distância entre o celular e a pessoa filmada deverá ser de um braço esticado; 

- A imagem deve ser gravada da cintura para cima; 

- Procure lugares silenciosos para uma melhor qualidade do áudio; 

- Antes de gravar, desligue a internet do celular ou coloque no modo não perturbe para que mensagens não interrompam a filmagem; 

- Procure lugares iluminados, mas fique atento para o posicionamento correto da câmera: a luz deve estar de frente para a pessoa filmada; 

- Seja objetivo em seu relato. O vídeo não pode ultrapassar 3 minutos de duração; 

- O vídeo poderá ser enviado por e-mail. Qualquer dúvida, ligue para:(31) 3916-0617 ou 3916-0616.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário