Portal da Cidade Guaxupé

PANDEMIA

Com pico se aproximando, Minas deve ter alta de contaminações na próxima semana

Considerando uma alta de casos ao redor do dia 15 de julho, pessoas se contaminarão entre esta e a próxima semana

Publicado em 26/06/2020 às 01:51

Pico da pandemia está previsto para o dia 15 de julho, em Minas Gerais. (Foto: O Tempo)

Com o pico da pandemia de coronavírus em Minas Gerais previsto para o período ao redor do dia 15 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que os pacientes que estarão doentes nessa data serão infectados entre esta e a próxima semana. “Se temos pico por volta do dia 15 de julho, entre 14 e 21 dias antes as pessoas devem ser contaminadas para manifestarem a doença e necessitar de internação”, detalhou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26).

Considerando o dia 15 de julho como ponto de partida, a alta de contaminações pode ter se iniciado nesta quinta-feira (25), 21 dias antes da previsão do pico da pandemia. “A ação de cada um é que vai trazer melhora dos nossos níveis de transmissão e diminuição do risco de pessoas precisarem ser internadas”, reforçou Amaral.

De quinta para sexta, o Estado somou cerca de 6.000 novas contaminações no boletim epidemiológico da Covid-19, chegando a 38.891 casos. De acordo com Amaral, isso não quer dizer que tenha havido 6.000 novos pacientes em 24 horas, mas que municípios que vinham represando informações as atualizaram à secretaria nesse período. Ele alertou que alterações na metodologia de coleta das informações com as cidades devem gerar mudanças significativas nos números de casos e sobre os leitos no Estado nos próximos dias — a reportagem questionou a SES-MG sobre quais serão essas alterações metodológicas e aguarda retorno. Amaral pontuou, ainda, que o painel de informações da Covid-19 ficará fora do ar durante este final de semana (27 e 28) para passar por adequações.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário