Portal da Cidade Guaxupé

Dengue

Com a chegada do inverno, número de casos confirmados de dengue começa a cair

De 25 de maio a 25 de junho foram 48 casos confirmados. Guaxupé tem 167 casos da doença confirmados desde o início do ano.

Publicado em 25/06/2020 às 02:40

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Zoonoses, divulgou nesta quinta-feira (25) os números atualizados de dengue em Guaxupé. No dia 25 de maio o número de casos confirmados era 119. Passado exatamente 01 mês o número subiu para 167, ou seja, 48 confirmados. Somente nos primeiros 20 dias de maio foram registrados 71 casos positivos. Mesmo com a desaceleração dos casos confirmados de dengue em Guaxupé, o Governo Municipal ainda continua pedindo o apoio da população no combate ao mosquito Aedes.

Após o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) apontar os bairros mais críticos, a Prefeitura realizou, somente neste ano 12 Mutirões de Limpeza, sendo: Rancho Alegre, Jardim Rosana, Jardim Amércia I e II, Jardim Europa, Monte Verde, Vila Progresso, Jardim Vitória, Jardim Orminda, Morada do Sol, Vera Cruz, Parque dos Ipês, Jardim Planalto, Bela Vista, Parque dos Municípios I e II. Nestes mutirões foram retirados 166 caminhões e 215 pneus. 

A Prefeitura tem ainda, no combate ao mosquito Aedes, realizado fumacês em pontos estratégicos e pede o apoio da população. “Tudo o que está ao nosso alcance, está sendo feito. Precisamos que a população fique atenta e colabore no combate ao mosquito. Os focos estão sendo encontrados em pratinhos de plantas, potes de água para animais, caixa d’água sem tampa, piscinas, entre outros. Quando falamos em dengue as pessoas pensam logo em terrenos. Sim, os terrenos baldios quando sujos, também são potenciais criadouros do mosquito, mas aqui em Guaxupé, os focos estão sendo encontrados dentro de casa”, explicou Jurema Peres, diretora de Vigilância em Saúde. 

Embora os casos positivos de dengue começam a desacelerar em Guaxupé, é preciso ainda muito cuidado tanto da Prefeitura quanto da população. “Os casos começam a cair porque as chuvas pararam e o frio chegou. Fatores que dificultam a proliferação do mosquito da dengue. Mas todo cuidado ainda é pouco. Não podemos relaxar no combate ao Aedes aegypti. Continuaremos firmes com os mutirões de limpeza, com os trabalhos dos agentes de vetores e todas as outras medidas. Continuamos pedindo a colaboração da população. Precisamos fazer a nossa parte no combate ao Mosquito para desacelerar essa curva de crescimento dos casos.”, finalizou a diretora da Vigilância.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário