Portal da Cidade Guaxupé

IMPLANTES

Alfenas realiza primeira cirurgia de implante Coclear pelo SUS

Primeiras cirurgias de Implante Coclear pelo SUS no Sul de Minas são realizadas no Hospital Alzira Velano em pacientes de Boa Esperança e Jacuí.

Publicado em 28/08/2019 às 23:10

Equipe médica do Hospital Alzira Velano, onde foram realizados os primeiros implantes cocleares no Sul de Minas, pelo SUS. (Foto: Divulgação)

Duas cirurgias de Implante Coclear foram realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), pela primeira vez, no Sul de Minas. O procedimento foi realizado no Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, no último dia 21. Os pacientes que receberam o implante são duas crianças. Um menino de dois anos e meio, de Boa Esperança e uma menina de 3 anos e oito meses, de Jacuí. Eles são pacientes da Clínica de Fonoaudiologia do Alzira Velano, do Centro Especializado em Reabilitação do Hospital Universitário Alzira Velano (CER III) auditivo e estão internados acompanhados das mães, se recuperando bem.

A coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia e do CERIII, a fonoaudióloga Sanyelle Pinheiro, explica que o implante coclear é um dispositivo eletrônico indicado para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. “Este dispositivo tem a função de estimular eletricamente as fibras nervosas, através de um feixe de eletrodos inserido cirurgicamente no interior da cóclea que é o órgão sensorial da audição. É necessário garantir que a criança esteja conseguindo ter acesso ao mundo sonoro com o uso do dispositivo - ou seja, que os sons são audíveis e confortáveis. Se a criança obtém benefício com o uso do dispositivo eletrônico (aparelho auditivo ou implante coclear), ou seja, se proporcionamos a esta criança ter acesso aos sons de fala e ambientais é esperado que utilize o dispositivo efetivamente”, disse. 

A Regional de Saúde de Alfenas acompanhou todo o processo e teve um papel fundamental desde a habilitação do serviço, até o início das cirurgias, de modo a organizar todo o fluxo de referência e contra referência aos pacientes e garantir o acesso da população. Foram feitas reuniões entre os representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do município de Alfenas e a instituição. Durante as reuniões da Comissão Intergestores Regional Ampliada (CIRA) e Comissão Intergestores Regional (CIR), foram esclarecidos aos gestores municipais e representantes de outras regionais de saúde quanto ao fluxo de referência dos pacientes, ou seja, como encaminhá-los ao tratamento. Os pacientes são encaminhados do município de origem para a Junta Reguladora de Alfenas e depois ao Serviço de Saúde Auditiva do município. Os exames, consultas e o procedimento são todos feitos pelo SUS, sem nenhum custo aos pacientes. “Quando os eletrodos forem ligados, os pacientes serão acompanhados na reabilitação, inclusive com apoio de fonoaudiólogo”, enfatizou Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde. 

Cirurgia

A cirurgia foi feita por uma equipe coordenada pelos médicos Lucas Bevilacqua e Rubens Martins, com a participação de equipe multidisciplinar formada por médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e assistente social. “Trinta dias após a cirurgia do implante do dispositivo eletrônico é que será acionado o eletrodo, que fará com que os sinais sonoros sejam transmitidos para o cérebro e as crianças possam ouvir os sons. Este é o momento de muita expectativa, uma experiência que causa muita emoção e alegria, nos pacientes, familiares e em toda a equipe”, ressaltou a fonoaudióloga Sanyele Pinheiro.

O hospital tem como meta realizar duas cirurgias do procedimento ao mês e é referência para a Região Macro Sul, que abrange municípios das Regionais de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha. O Hospital Universitário Alzira Velano é credenciado junto ao Ministério da Saúde em saúde auditiva, atendendo pacientes do Sul e Sudoeste de Minas. A Clínica de Fonoaudiologia, moderna e equipada com equipamentos de última geração foi construída especialmente para receber e atender a demanda dos pacientes com deficiência auditiva. É um centro de excelência, referência regional em saúde auditiva com vários programas desde a triagem auditiva, diagnóstico audiológico, concessão de aparelhos auditivos, cirurgia de implante coclear e reabilitação auditiva.

O médico cirurgião otorrino Lucas Bevilacqua também comemorou o sucesso da cirurgia com a sua equipe e as mães dos pacientes. “Estamos felizes por termos realizado a primeira cirurgia de implante coclear totalmente pelo SUS, no Sul de Minas. Esta é uma etapa importante para a habilitação e reabilitação dos pacientes com deficiência auditiva no Estado. Estamos abrindo as portas da instituição para uma nova etapa para nossos pacientes, para atender por completo. Nós já tínhamos disponíveis os serviços de amplificação e reabilitação e agora temos mais este instrumento para a habilitação e reabilitação dos pacientes auditivos”, explicou. 

Hoje a Clínica de Fonoaudiologia atende pacientes de Alfenas e de mais 72 municípios da região. Para a realização de implantes coclear serão contemplados pacientes de 154 cidades do Sul de Minas. Os números mostram a atividade intensa do serviço. Com relação aos serviços de amplificação e reabilitação, no mês de agosto a clínica atendeu 150 pacientes, realizou 1.132 procedimentos e concedeu 289 aparelhos auditivos. 

Importância do diagnóstico precoce

A fonoaudióloga Sanyelle explica que a audição é muito importante na comunicação humana, e que a perda auditiva na criança pode acarretar distúrbios na aquisição da fala, linguagem e no desenvolvimento emocional, educacional e social. Ela esclarece que quanto antes for diagnosticada a deficiência auditiva, melhor. “É de essencial importância detectar que a criança não está ouvindo os sons, para prevenir ou diminuir os possíveis riscos e desvios que possam surgir no desenvolvimento global da criança. 

A triagem auditiva é o primeiro passo de um programa de avaliação auditiva precoce, nesse programa ao nascimento a criança é avaliada na triagem que identifica os prováveis casos que tem perda auditiva. Uma vez identificada a falha na triagem auditiva a criança é encaminhada ao diagnóstico audiológico. Esse diagnóstico fornece informações com o grau e tipo de perda auditiva, estas são dados importantes na indicação, seleção e adaptação do aparelho auditivo”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário