Portal da Cidade Guaxupé

vINHO DE QUALIDADE

Vinho mineiro conquista medalha de ouro em concurso de qualidade

Premiação da Brazil Wine Challenge, em Bento Gonçalves (RS), tem chancela internacional

Publicado em 22/10/2020 às 00:29

(Foto: Divulgação/ EPAMIG)

O vinho Syrah, marca própria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), conquistou a medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2020.

A 10ª edição do concurso, realizada na última semana em Bento Gonçalves (RS), conta com as chancelas da Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). A disputa envolveu um total de 774 amostras, enviadas por vinícolas de 16 países. 

Avaliação 

Uma comissão composta por 57 degustadores vindos de diferentes regiões dos países Brasil, Bolívia, Chile, França e Itália fizeram as avaliações em provas às cegas, de acordo com as normas internacionais. 

Além do Syrah Epamig, vinhos das vinícolas Bramasoli, Casa Geraldo e Casa Verrone, que empregam a metodologia da dupla poda, também receberam medalha de ouro. 

A participação inédita da Epamig em concursos de qualidade se deu a partir da produção do vinhedo institucional, implantado em 2010 no Campo Experimental de São de Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. A altitude de 900 metros permite a condução do parreiral sob o manejo de dupla poda. 

Descrição 

“A ideia da inscrição surgiu em decorrência do potencial verificado nesse vinho, que apresenta uma coloração muito boa, vermelho rubi com boa profundidade, límpido e brilhante. É aromático, frutado, mas também com notas de especiarias e leve couro. Na boca, é um vinho macio, com boa estrutura, taninos maduros, acidez agradável, bom corpo e potencial para envelhecimento”, avalia a enóloga Isabela Peregrino, responsável técnica pelo produto. 

O vinho premiado é da safra de 2018, com colheita das uvas e elaboração no segundo semestre daquele ano.O produto foi engarrafado no segundo semestre de 2019 e já vem sendo comercializado nos Empórios Epamig em Belo Horizonte e Juiz Fora e no Campo Experimental de Caldas, também no Sul do estado.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário