Portal da Cidade Guaxupé

AMOG

SIM da AMOG tem projeto aprovado pelo Ministério Público para receber recursos

Selo de Inspeção da região será contemplado com R$ 614.655,00, que serão usados para estruturar as ações.

Publicado em 08/12/2022 às 09:24

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Serviço de Inspeção Regional do Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana – CIMOG, consorcio da AMOG, participou da 52ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do FEPDC - Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Na ocasião, o Cimog apresentou projeto de reestruturação do Serviço e foi aprovado de forma unanime pelo FEPDC. O projeto de receber recursos de R$ 614.655,00 para estruturar fisicamente o Serviço de Inspeção, permitindo a aquisição de dois veículos caminhonete 4x4, notebook, impressora, freezer, equipamentos de escritórios e outros, para o melhor funcionamento do SIM REGINAL GIMOG.

Durante a reunião, o consórcio foi representado pelo secretário executivo Marco Antônio Godoy e a médica veterinária Maria Luísa Fagundes Alves, que apresentaram ao ministério público um projeto de estruturação e manutenção do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIM CIMOG.

Atualmente, 19 produtos recebem o Selo SIM do CIMOG. A zona rural da região do CIMOG possui vários estabelecimentos agroindustriais sendo a maioria oriundos da agricultura familiar, sendo estes pequenos empreendedores. Os mesmos apresentam uma considerável produção artesanal de alimentos que abastecem toda a região, garantindo assim a geração da renda familiar destes produtores e a geração de empregos.

O Sistema de Inspeção tem por objetivo certificar com selo de qualidade aqueles produtos que forem previamente inspecionados e ao mesmo tempo incentivar os produtores rurais a saírem da clandestinidade, alavancando seu desenvolvimento, pois legalizados terão seus mercados expandidos, podendo comercializar seus produtos no mercado formal e até mesmo mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire cerca de 30% dos alimentos da agroindústria familiar.

Os produtos com o SELO SIM CIMOG podem ser comercializados em todos os municípios associados ao CIMOG / AMOG: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Mococa, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União.

O programa de serviço de inspeção consorciado CIMOG / AMOG, iniciou o processo de formalização junto ao SISBI-POA, que permitirá no futuro, que produtos que se adequarem as exigências comercializem em todo território nacional.

A implantação do selo de inspeção regional junto ao CIMOG/AMOG, teve apoio do SEBRAE-MG, que inclusive auxiliou na elaboração do projeto aprovado junto ao Ministério Público do Estado de Minas, com a consultoria da Dra. Viviane Macedo.  

Fonte:

Deixe seu comentário