Portal da Cidade Guaxupé

Furnas

Representantes do governo garantem apoio à Cota 762 para o Lago de Furnas

Secretário-geral de Minas, Igor Eto, e outros integrantes do Estado receberam líderes do movimento Pró-Furnas

Publicado em 10/03/2020 às 21:52

(Foto: Sérgio Mourão)

Na última segunda-feira (9), o secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Igor Eto, recebeu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, líderes do Movimento Pró-Furnas, que pediram apoio ao governo estadual para manter o nível mínimo de Furnas em 762 metros, o que permitiria as atividades de turismo e piscicultura. A gestão da represa é reponsabilidade da empresa Furnas Centrais Elétricas, sociedade anônima de economia mista controlada pela União.

O secretário Igor Eto disse que apoia e reconhece como legítima a solicitação do movimento. “Estamos trabalhando para que o governo federal dê a atenção necessária ao tema e garanta o uso múltiplo das águas do Lago de Furnas. Essa é uma demanda fundamental para Minas Gerais, que une todas as correntes políticas do estado. O que for de alcance do governador Romeu Zema, ele está à disposição para fazer”. 

Já o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Brandão, reforçou a importância do lago para o fomento do turismo no estado. De acordo com ele, desde a crise hídrica de 2012, algumas cidades enfrentam dificuldades para atrair visitantes.

“A relevância do lago para o turismo de Minas Gerais é imensa. Por isso, entendemos que atingir a cota mínima de 762 metros é essencial. Faremos o que for possível para que o governo federal e o Congresso apoiem essa iniciativa, porque o turismo é um vetor de desenvolvimento econômico e, na situação pela qual passa o estado, é mais uma fonte para arrecadação”.

O coordenador do Movimento Pró-Furnas, Thadeu Alencar, reconheceu o esforço do governador. “Essa não é uma luta de nenhum movimento, mas de todo o povo mineiro. Eu fico muito tranquilo de ver o governador Romeu Zema assumindo essa postura proativa em relação ao assunto”.

Nível reduzido

Nos últimos anos, o nível da represa vem diminuindo drasticamente, prejudicando as 34 cidades da região, com prejuízos para o turismo e para a piscicultura.

Na semana passada, o governador Romeu Zema esteve em Brasília, onde se reuniu com ministros e com o presidente Jair Bolsonaro. Na oportunidade, Zema defendeu uma solução para a represa. “Frisei isso muito com o presidente: Furnas precisa realmente de uma decisão”, ressaltou.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário