Portal da Cidade Guaxupé

Região

Pronto Socorro de Águas da Prata atende paciente com suspeita de coronavírus

Prefeitura pede que população evite alarmes desnecessários até resultado de exames.

Publicado em 27/02/2020 às 02:40

Paciente internada chegou recentemente da Itália. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (27), uma pessoa deu entrada no Pronto Socorro de Águas da Prata, a 102 km de Guaxupé, apresentando sintomas suspeitos de um quadro de coronavírus. A paciente teria vindo recentemente da Itália.

Logo após o atendimento, a paciente foi isolada na Unidade de Saúde. Por motivo de segurança, os funcionários do Pronto Socorro estão utilizando material de proteção (máscara, jaleco, avental e luvas). 

A Secretaria de Saúde de Águas da Prata entrou em contato com a Direção Regional de Saúde, que já enviou o kit para o exame. 

A coleta do material foi feita e enviada para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, onde os exames serão feitos. O resultado pode sair em 48 horas.  

A paciente foi encaminhada para casa e orientada a permanecer na residência até que seja apresentado o resultado do exame. 

A prefeitura de Águas da Prata afirma que todas as medidas cabíveis foram tomadas. A administração municipal ainda ressalta que assim que obtiver o resultado dos exames divulgará mais detalhes. 

Como o coronavírus é transmitido? 

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. 

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. 

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. 

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: 

  • gotículas de saliva; 
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
  • Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈  

Fonte:

Deixe seu comentário