Portal da Cidade Guaxupé

Selo SIM

Produtores de Monte Santo de Minas recebem primeiros selos SIM do CIMOG

Selo de Inspeção Municipal Regional garante possibilidade de pequenos empresários de comercializarem produtos em cidades da região.

Publicado em 16/02/2022 às 20:39

(Foto: Carol Negrão)

Lucilene Pessoni (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

Prefeito de Monte Santo fala durante o evento. (Foto: Carol Negrão)

Presidente da Amog, Gilson de Melo. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

Gustavo recebeu o 2º Selo SIM (Foto: Carol Negrão)

Aécio recebeu o 1 Selo (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

O Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG) entregou na manhã desta quarta-feira (16) os primeiros Selos do Serviço de Inspeção Municipal Regional (SIM Regional). Dois produtores da cidade de Monte Santo de Minas receberam a chancela do Selo. A cerimônia de entrega dos selos aconteceu na sede da AMOG em Guaxupé e contou com a presença do presidente da associação e prefeito de Arceburgo, Gilson de Melo; o presidente do Cimog e prefeito de São Pedro da União, Custódio Garcia; o prefeito de Monte Santo de Minas, Carlo Donabella. a analista do Sebrae MG, Lucilene Pessoni de Moura.

Dos 17 municípios que fazem parte da AMOG, nove aderiram ao SIM regional.

“O selo abre possibilidade de comercialização dos produtos em todos os 17 municípios da AMOG. O produto está sendo fiscalizado por um veterinário específico e dá garantia ao cliente. Existe a possibilidade expansão, mas já é uma vitória conseguir fazer essa comercialização dentro do município”, explica Lucilene.

O Selo de número 01 é do microempreendedor individual Aécio José da Silva, que há nove meses trabalha com produtos de origem suína, como carne de lata e torresmo. O empreendedorismo foi alternativa encontrada depois que Aécio teve um problema de saúde e saiu da empresa onde trabalhava.

“Começou como alternativa de fonte de renda, trabalhava em uma empresa e tive problema de coluna e foi uma fonte de renda. Em pouco tempo estava empreendendo. O Cimog chamou a gente para dar toda assessoria para ajudar a gente. Pedi um prazo para eles, estamos trabalhando dentro da legislação e pensando em abrir mais portas, porque antes a gente era limitado, e hoje a gente pode vender em 17 cidades. O pessoal dos mercados queriam ajudar a gente, mas sem o selo o pessoal da vigilância vai passar, recolher e notificar eles. Antes, agora falando como consumidor, não tinha noção de como era complexo e eu vejo o quanto é importante”, ressalta Aécio.

O outro produto que recebeu o selo foi o queijo minas produzido por Gustavo Manoel de Moraes há três anos. “Monte Santo é uma cidade pequena e temos a demanda para 3 mil litros de leite por dia e tem muita demanda para cidades vizinhas, Itamogi, Arceburgo, Milagre”, explica Gustavo

Selo SIM

No último semestre de 2021, o Sebrae Minas, a Associação de Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) e o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (Cimog) se tornaram parceiros na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com isso, produtores rurais do sudoeste de Minas que aderiram ao programa, estão se preparando para receber o selo de certificação, que garante vários benefícios. A previsão é que, até o final deste mês, os empreendedores já comecem a ser certificados.

O SIM tem o objetivo de legalizar e regulamentar o comércio regional de produtos de origem animal, como carne, leite, mel e seus derivados, além de ovos e doces. Até o momento, os municípios de Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Nova Resende e São Pedro da União já aderiram ao serviço. Os empresários certificados poderão comercializar nessas cidades e também em todas as outras que compõe a Amog/Cimog.

O produtor que ainda quiser participar do programa deve solicitar o serviço na prefeitura de sua respectiva cidade. Em seguida, seu pedido será redirecionado para um responsável técnico da Amog/Cimog, que agendará uma vistoria no local de trabalho do empreendedor. “Até o momento, temos seis solicitações para o selo nos municípios de Monte Santo de Minas, São Pedro da União e Jacuí. Entre eles, estão produtores de queijos, produtos suínos, torresmo, carne enlatada e até mel. A primeira certificação sairá ainda em fevereiro”, revela a médica veterinária coordenadora do Serviço de Inspeção da Cimog, Maria Luísa Fagundes Alves.

Com a certificação, o produtor passa a ter uma maior área de comercialização. “O selo gera melhorias nas condições higiênicas e sanitárias dos produtos fabricados pelas pequenas empresas e pelos produtores rurais. Além disso, os empreendedores passam a comercializar em mais municípios, melhorando a própria economia e a da região”, explica o secretário-executivo da Amog/Cimog, Marco Antônio Godoy.

Fonte:

Deixe seu comentário