Portal da Cidade Guaxupé

equinócio

Primavera começa nesta terça-feira com baixas temperaturas

Neste ano a estação terá influencia do fenômeno La Niña e deve ter volume de chuvas abaixo do normal.

Publicado em 21/09/2020 às 23:04

Volume de chuvas na região sudeste será abaixo da média por causa da interferência do fenômeno La Niña. (Foto: Carol Negrão)

Começou às 10h31 desta terça-feira (22) a primavera no Hemisfério Sul. A estação das flores termina no dia 21 de dezembro, às 7h02, quando dará lugar ao verão. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), climatologicamente este é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. A estação também marca o início da convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro-sul da Região Norte.

Os primeiros dias a estação devem ser de baixa temperaturas e chuvas em Guaxupé e região. Nesta terça-feira a máxima prevista é 20°C. Amanhã (23) os termômetros registram temperaturas ainda menores com 13°C ( mínima) e 18°C (máxima). Já na quinta-feira (24), a temperatura começa subir.

La Niña 

Para os próximos meses, há probabilidade acima de 70% de que as condições do La Niña se iniciem durante a primavera de 2020 e permaneçam até o verão 2020/2021. Neste sentido, é fundamental esperar por atualizações futuras por meio do monitoramento da temperatura da superfície do mar no Pacífico, pois existem outros fatores, como a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul, que poderão influenciar o regime de chuvas no Brasil, dependendo da combinação destes fatores durante esta estação.

Região Sudeste 

Na Região Sudeste, os próximos três meses devem ser de chuvas acima da média em grande parte da região. No leste de São Paulo e centro de Minas Gerais, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo da média. Com o retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro, a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média.

* com informações de Agência Brasil.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário