Portal da Cidade Guaxupé

Inauguração

Presidente do TJMG inaugura novo fórum em Guaranésia

Fórum Desembargador Carlos Ferreira Tinoco é a segunda sede de comarca inaugurada pelo presidente Gilson Lemes.

Publicado em 11/12/2020 às 22:29

Fórum de Guaranésia foi inaugurado nesta sexta-feira (11). (Foto: TJMG)

Fórum de Guaranésia foi inaugurado nesta sexta-feira (11). (Foto: TJMG)

Juiz Bruni Raimondo falou durante a cerimônia de inauguração. (Foto: TJMG)

Servidores participam da inauguração do novo Fórum de Guaranésia. (Foto: TJMG)

Presidente do TJMG, Gilson Lemes, participou da inuaguração. (Foto: TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (11) o novo Fórum Desembargador Carlos Ferreira Tinoco, na Comarca de Guaranésia, Sul de Minas, a 430km de Belo Horizonte.

A edificação possui quase 800 metros quadrados de área construída, amplas salas, sistema de ar condicionado, total acessibilidade e estacionamento. O fórum está localizado na Rua Júlio Tavares, 1.380, Centro de Guaranésia. 

Após descerrar a placa de inauguração, o presidente Gilson Lemes disse que o novo fórum representa e reforça a presença da Justiça na cidade. "Trata-se de um momento especial porque é aqui, em Guaranésia, que inauguro um dos primeiros fóruns desta minha gestão como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, iniciada há cinco meses", afirmou.  

O desembargador Gilson Lemes ressaltou a importância do antigo fórum, construído em 1925. "A antiga edificação tornou-se inadequada para atender à crescente demanda da comunidade por justiça e modernização que os novos tempos exigem. Aqui, refiro-me não apenas ao aspecto tecnológico, mas também à necessidade premente de oferecermos à sociedade edificações acessíveis e sustentáveis", enfatizou.  

O presidente Gilson Lemes lembrou que o Plano de Aceleração de Obras do TJMG prevê a reforma e construção de novos fóruns em Minas Gerais, modernizando a Justiça e melhorando o atendimento ao jurisdicionado. “A entrega deste novo fórum é resultado do firme compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e com ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados”, frisou o presidente.

Ainda em seu discurso, o presidente agradeceu a todos que contribuíram para a concretização do novo fórum em Guaranésia, como o prefeito Laércio Nogueira, que doou o terreno para o estado; a juíza Cristiane Vieira Tavares Zampar, ex-diretora do foro que iniciou as tratativas com o então presidente do TJMG, Herbert Carneiro; o ex-presidente Nelson Missias de Morais, que em sua gestão esteve atento à necessidade de construção de novos fóruns.

O presidente também agradeceu ao desembargador Amauri Pinto Ferreira, que na época da construção era superintendente de Obras do TJMG; ao juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do Tribunal, coordenada pelo diretor Marcelo Junqueira.

Ao final do discurso, o presidente destacou que a colaboração do atual diretor do foro de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo, foi imprescindível para o bom andamento dos trabalhos. Também mencionou o desembargador Carlos Ferreira Tinoco, juiz da Comarca de Guaranésia na década de 1920: “Foi um homem público notável, advogado, político e magistrado, tendo se notabilizado pela integridade, sabedoria e operosidade. Que os valores que pautaram sua vida possam inspirar todos que irão atuar neste fórum”, concluiu o presidente Gilson Lemes.  

Celeridade  

O diretor do foro da Comarca de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo, disse que o novo fórum supre definitivamente as deficiências da edificação anterior. "Além de muito bonito, tem total acessibilidade e conforto para servidores, magistrados e para todos que precisam da Justiça. Aqui poderemos desenvolver uma prestação jurisdicional muito mais célere", afirmou o magistrado.  

O prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra Nogueira, agradeceu o empenho do TJMG na construção do fórum e anunciou que pretende transferir a Prefeitura para o antigo prédio que abrigava o Judiciário. "É um edifício histórico e que agora deverá ser a nova sede da Prefeitura", observou. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário