Portal da Cidade Guaxupé

Estação

Outono começa com alerta de perigo potencial de tempestade na região

Estação começa às 18h25 desta segunda-feira (20). O alerta é válido até às 23h59 desta segunda-feira (20).

Publicado em 20/03/2023 às 17:07

(Foto: Reprodução/ INMET)

O outono começa nesta segunda-feira (20) às 18h25 pelo horário de Brasília. Essa é uma estação de transição, entre a época mais úmida e quente (verão) para o período mais frio e seco (inverno). Na região, o outono começa com alerta de perigo potencial de tempestade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O alerta é válido até às 23h59 desta segunda-feira (20).

Condições Oceânicas no Outono

O Oceano Pacífico se aquecer gradualmente na faixa equatorial ao longo do outono, numa condição de neutralidade com viés quente. A La Niña terminou em fevereiro, mas seus efeitos ainda são sentido neste inicio de abril, no entanto, aos poucos esse acoplamento com a atmosfera é desfeito.

No final do outono, já em junho, o Pacífico equatorial deverá estar com temperaturas acima da média em toda a faixa, principalmente próximo da América do Sul. O El Niño deverá se instalar de fato a partir de julho, e sua influência será notada a partir de agosto, como o aumento das chuvas na região Sul, diminuição no extremo norte e elevação das temperaturas, que tendem a ficar acima da média na metade norte do país a partir de julho.

Região Sudeste

No Sudeste, abril começa ainda com algumas pancadas de chuva típicas de verão, mas no decorrer do mês o tempo seco passa a predominar. Não são esperadas temperaturas muito elevadas, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais, onde as temperaturas ficam ligeiramente abaixo da média. Algumas massas de ar frio de fraca/moderada intensidade passam pelo leste da região trazendo quedas de temperatura e inaugurando um padrão típico de outono. Na faixa litorânea de São Paulo e Rio De Janeiro, alguns eventos de chuva extrema ainda podem ocorrer durante a passagem de frentes frias, pois o Atlântico está aquecido e cheio de energia.

Em maio e junho o tempo seco predomina em toda a região, com dias de muito sol, grande amplitude térmica e desvios de temperatura pouco significativos - máximas levemente abaixo da média entre maio e junho no interior de SP e MG, mas praticamente dentro do normal. Chove um pouco acima da média no sul da região, entre SP e RJ, mas mantendo o predomínio de dias de sol. Massas de ar frio de moderada a forte intensidade podem chegar entre maio e junho, mas as quedas acentuadas de temperatura não serão muito frequentes.

Tendência do inverno

No inverno, o El Niño se consolida e a tendência é de temperaturas um pouco acima da média por quase todo o país, exceto entre o interior de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, regiões sem desvios expressivos, praticamente dentro do normal.

Na região Sul segue o padrão de grandes oscilações térmicas, devido à entrada de massas de ar frio e ingresso de ar mais quente do interior do país. A chuva tende a ficar um pouco acima da média no Sul, além de partes de SP e no oeste do MS e MT - especialmente em agosto. No Centro-Oeste e no Norte, temperaturas acima da média e predomínio de tempo seco. A temperatura se eleva e fica um pouco acima da média também no Nordeste.

Fonte:

Deixe seu comentário