Portal da Cidade Guaxupé

COVID-19

Minas Gerais tem mais de 1.000 casos em um dia e recorde de mortes

Balanço aponta que são mais de 12 mil casos confirmados em Minas Gerais; número de mortes chegou a 306 nesta quarta-feira (3)

Publicado em 03/06/2020 às 06:01

Minas Gerais confirmou mais de mil casos de Covid-19 em 24 horas. (Foto: Reprodução/Google)

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) declarou ter confirmado o maior número de infectados de um dia para o outro – são 1.071 a mais que na terça-feira (2).   Esta é a maior quantidade de diagnósticos no curto período de um dia desde o começo da pandemia, em março. Com o acréscimo, chega a 12.010 o número de infectados em Minas Gerais, sendo que 306 deles morreram em função da doença. O número de mortes contabilizados desde a manhã de terça é também o maior na história da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, são 17 a mais que ontem. Antes disso, a triste marca pertencia à data de 23 de maio, quando a pasta declarou ter recebido confirmação de novos 16 óbitos. 

Doze dias apenas bastaram para que a quantidade de infectados dobrasse segundo dados do Estado. Eram 5.995 casos notificados há menos de duas semanas, no dia 22 de maio. Transcorridos 12 dias, o número mais que dobrou chegando à soma confirmada nesta quarta-feira de 12.010 diagnosticados. 

O número de óbitos levou apenas 18 dias para dobrar, uma vez que existiam 150 mortes pela Covid-19 notificadas em Minas Gerais em 16 de maio. O número de falecimentos pode aumentar significativamente ainda nos próximos dias, uma vez que a SES-MG ainda analisa 201 óbitos suspeitos para a infecção. 

Recorde de mortes 

Três das 17 mortes confirmadas nesta quarta-feira aconteceram em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, duas em Teófilo Otoni e duas em Betim. Os outros mineiros que perderam a vida para a doença eram moradores de Lima Duarte, Santa Luzia, Miraí, São João Del Rei, Visconde do Rio Branco, Carangola, Ipatinga, Patrocínio, Orizânia e Carangola. 

O mais jovem vivia em Miraí e tinha 25 anos e, de acordo com a Saúde, apresentava comorbidades anteriores. Ipatinga era a cidade do mais idoso, uma mulher de 96 anos. As mortes que aparecem neste relatório mais recente aconteceram entre os dias 23 de maio e 1º de junho – a mais antiga demorou 11 dias para ser entrar no balanço. 

Interiorização 

Com rastro iniciado nas maiores cidades de Minas Gerais, como Divinópolis, Ipatinga e Belo Horizonte, o coronavírus já se espalhou por 453 municípios do estado no transcorrer de cerca de três meses desde a confirmação do primeiro caso. O número representa 54,5% das 853 cidades pertencentes ao estado. 

A capital Belo Horizonte praticamente beira a marca de 2.000 infectados – são 1.978 moradores contaminados até o momento – e é, portanto, a que concentra o maior número de diagnósticos em Minas, seguida por Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que possui 1.010 casos segundo balanço da SES. Entretanto, dados do próprio município do Triângulo apontam que são mais de 1.300 moradores diagnosticados. 

Juiz de Fora é a terceira cidade com maior concentração de infectados, são 595. Entretanto, a cidade na Zona da Mata tem o segundo maior número de óbitos, 30. Em Belo Horizonte são 51. 

A situação é preocupante na capital e em Uberlândia. Ambas as cidades precisaram frear seus processos de retomada econômica dada a expansão da pandemia. A reabertura começou em 25 de maio em BH, mas o prefeito Alexandre Kalil (PSD) optou, na sexta-feira passada (29), por não continuar o processo em função da necessidade de garantir a segurança sanitária. À reportagem ele declarou na manhã de terça-feira (2) que ainda não sabe se o comércio poderá continuar aberto. 

O panorama é semelhante em Uberlândia, onde cerca de 90% dos leitos de UTI dedicados à Covid-19 estão ocupados. Diante do quadro, o município decidiu suspender o comércio aos fins de semana.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário