Portal da Cidade Guaxupé

SRAG

MG registra, em 2020, 1.250 mortes por Síndrome Respiratória a mais que em 2019

Especialistas acreditam que, por trás dos números, esteja uma subnotificação de casos de Covid-19.

Publicado em 26/05/2020 às 01:59
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Minas Gerais já registrou, neste ano, mais de mil mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a mais do que no ano passado. O alto número de casos de óbitos que tiveram causa respiratória é indício de subnotificação de casos de Covid-19, associado ao baixo índice de testes, apontam especialistas. Levantamento exclusivo do G1 mostrou que Minas Gerais é o segundo estado que menos testa para a Covid-19 no país.

O estado teve, até esta segunda-feira (25), 6.962 casos confirmados de coronavírus pela Secretaria de Estado de Saúde, sendo 230 mortes – número bem inferior aos registrados oficialmente pelos vizinhos São Paulo (81 mil casos e 6,4 mil mortes) e Rio de Janeiro (39 mil casos e 4,1 mil mortes). 

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até a 20ª semana epidemiológica de 2018, foi de 158. Em 2019, no mesmo período, foi de 185. Em 2020, foram 1.435 registros até a mesma semana, ou seja, até o dia 16 de maio. Síndrome Respiratória Aguda Grave é um sintoma comum a diversas doenças, como asma, bronquite, pneumonia e até mesmo a Covid-19.

A situação de Minas motivou o epidemiologista Stefan Vilges de Oliveira, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, a fazer um levantamento sobre a possível subnotificação no estado.

“Partimos tanto de registros cartoriais de óbitos como do sistema de informação do Ministério da Saúde para avaliar excesso de mortes com clínica compatível com Covid-19. Há um excesso de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave neste ano quando comparamos com anos anteriores. Normalmente, sazonalmente, já ocorrem mortes por influenza e gripes. Mas neste ano, subiu um valor muito considerável, o que chama a atenção para subregistro de Covid -19”, explicou.

Segundo Stefan, a pesquisa permitiu concluir que os casos de Covid-19 no estado possivelmente tenham ocorrido antes mesmo do notificado oficialmente. “Estes registros começam a aumentar no início de março, na semana epidemiológica número 10, antecedendo os casos oficiais da Covid-19, que só ocorreram duas semanas depois. É muito provável que antes do primeiro registro oficial, reconhecido pela SES, já tenham tido casos da doença aqui”, afirmou.

Pelos dados disponibilizados pela SES-MG, na 10ª semana epidemiológica, que compreende o período entre 1º a 7 de março em 2020, foram registrados 14 óbitos. Em 2019, na mesma semana, foram 10 mortes. A semana com maior número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi a 13ª, entre 22 e 28 de março de 2020, em que foram 174 registros. Em 2019, na mesma semana, foram apenas 8 óbitos.

“É um indício de subnotificação, infelizmente. Temos um arsenal diagnóstico fragilizado. E este levantamento diz respeito apenas aos óbitos, que é uma parcela pequena. Imagine se fossemos considerar casos notificados”, disse.

Para o infectologista Leandro Curi, o aumento expressivo do número de casos de SRAG se deve a dois fatores. “O aparecimento de casos de Covid-19, que não foram devidamente diagnosticados, com certeza, provocou aumento no registro de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. E, por outro lado, os profissionais da saúde estão mais atentos, estão notificando mais os casos de síndrome respiratória, seja Covid ou não”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse, em nota, que existem diversos motivos para o aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre eles a própria circulação do Covid-19, além da sensibilidade dos profissionais de saúde em notificar casos. Segundo a SES, qualquer caso de insuficiência ou dificuldade respiratória aguda, que tenha febre ou sensação febril e que ficou hospitalizado ou veio a óbito é notificado como "SRAG hospitalizado".

A única forma de diagnosticar a Covid-19 é através da realização de testes. Mas, como o G1 mostrou em levantamento, Minas Gerais é o segundo estado que menos testa no Brasil. O pior em testagem é o Rio de Janeiro.

“Como não fazemos testes em todo mundo, a falta de diagnóstico leva à subnotificação. O ideal era testar a população toda para saber quem tem ou não”, falou o infectologista Leandro Curi. 

A própria Secretaria de Estado de Saúde afirma que classificar um caso de Síndrome Respiratória como Covid-19 só é possível a partir de testes. "A classificação por associação ao SARS-CoV-2 só pode ser atribuída por meio de evidência laboratorial ou por evidência clínico epidemiológica de um caso que esteja diretamente vinculado a outro caso, que tenha sido laboratorialmente confirmado". 

Segundo a SES-MG, só passam por testes pacientes nas seguintes situações: 

  • Amostras provenientes de unidades sentinelas de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); 
  • TODOS os casos de SRAG hospitalizados;
  • TODOS os óbitos suspeitos;
  • Profissionais de saúde sintomáticos (neste caso, se disponível, priorizar Teste Rápido e profissionais da assistência direta);
  • Profissionais de segurança pública sintomáticos (neste caso, se disponível, priorizar Teste Rápido);
  • Por amostragem representativa (mínimo de 10% dos casos ou 3 coletas), nos surtos de SG em locais fechados (ex: asilos, hospitais, etc);
  • Público privado de liberdade e adolescentes em cumprimento de medida restritiva ou privativa de liberdade, ambos sintomáticos.

A Secretaria ainda disse que "mesmo não realizando exames em 100% dos casos notificados, a SES possui mecanismos de controle capazes de avaliar o real cenário da doença. Um destes mecanismos é o acompanhamento diário dessas notificações".

Para a SES, "o número de óbitos em Minas Gerais é relativamente pequeno, em relação a uma pandemia tão grande e o sistema de saúde em Minas está preparado. É necessário compreender também as dificuldades para se realizar a testagem das pessoas diante de um cenário que é de escassez no mundo inteiro".

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário