Portal da Cidade Guaxupé

Calor e Seca

INMET alerta para clima seco; termômetros podem chegar a 40°C ainda nesta semana

Onda de calor que se instalou no centro sul do país deve deixar as temperaturas alta e o clima seco até o feriado do dia 12 de outubro.

Publicado em 05/10/2020 às 00:21

Temperatura pode chegar a 40° C nesta semana em Guaxupé e região. (Foto: Carol Negrão)

O calor e seca deve continuar na região pelos próximos dias. É o que alerta a previsão do tempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para a baixa umidade que é válido entre às 12h desta segunda-feira (05) até às 21h desta terça-feira (06).

Área em laranja mostra região com alerta de perigo para baixa umidade. (Reprodução/ INMET)

Temperaturas

A semana que começa deve ser quente. Nesta segunda-feira (05) as altas temperatura dão uma trégua, mas a partir de amanhã os termômetros voltam a subir novamente.

Em Guaxupé, está prevista 40°C na próxima quarta-feira (07). Veja as temperaturas de outras cidades da região :

CidadeMáxima previstaData do fenômeno
Arceburgo42°CTerça (06) e Quarta-feira (07)
Guaranésia41°CQuarta-feira (07)
Monte Santo de Minas41°CTerça (06), Quarta (07) e Quinta-feira (08)
Guaxupé40°CQuarta-feira (07)
São Pedro da União40°CQuarta-feira (07)
Monte Belo40°CTerça (06) e Quarta-feira (07)
Nova Resende40°CQuinta-feira (08)
Muzambinho40°CQuarta (07) e Quinta-feira (08)
Cabo Verde40°CQuinta-feira (08)
Juruaia40°CQuarta-feira (07)

Fonte: INMET

Bloqueio de frentes frias

A maioria das frentes frias de agosto e de setembro de 2020 foram bloqueadas no extremo sul do Brasil. O ar frio de origem polar destas frentes frias foi desviado para alto-mar, sem conseguir penetrar pelo interior do país para se misturar com o ar quente e aliviar o calor.

Sem o ar polar, o ar quente foi se intensificando sobre o país mantendo as temperaturas muito elevadas e por vários dias.

Quando o calorão vai terminar?

No fim de semana de 3 e 4 de outubro, a passagem de uma frente fria pelo Sul e pelo litoral da Região Sudeste causa queda da temperatura no Sul do Brasil, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro. Mas o ar quente continua a predominar sobre ampla área do Brasil até por volta do dia 10 de outubro.

É a partir do dia 11 de outubro que se espera mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul quebrando bloqueio que tem impedido a chegada de frentes frias ao interior do Brasil. 

O mês de outubro segue quente, mas a partir do dia 11 ou 12 de outubro teremos o calor normal para esta época e não temperaturas extremas e em amplas áreas do país, como vem sendo observado desde o fim de setembro. 

Além disso, há expectativa de pancadas de chuva durante a segunda quinzena de outubro de 2020 que vão ajudam a evitar o aquecimento extremo do ar. 

*Com informações de Climatempo.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.




Fonte:

Deixe seu comentário