Portal da Cidade Guaxupé

Semana Santa

Diocese de Guaxupé orienta fiéis sobre liturgia da Semana Santa

Semana Santa começa amanhã (05), com o Domingo de Ramos. Fieis foram orientados a colocar um ramo verde nas portas de casa.

Publicado em 04/04/2020 às 02:04

Celebrações da Semana Santa deverão ser on line. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Diante do início das celebrações que antecedem a Páscoa, a Diocese de Guaxupé está divulgando informações e orientações a padres e fiéis quanto aos procedimentos durante a pandemia de coronavírus. O primeiro e mais importante aviso é que os ritos sejam acompanhados de casa pelos leigos católicos, obedecendo às autoridades sanitárias, que pedem o isolamento social.

Para o Domingo de Ramos (5), a solicitação é que sejam colocados nas portas ou janelas um ramo verde. Eles também podem receber a bênção da celebração online, guardados e utilizados posteriormente. Segunda-feira (6) a Quarta-Feira (7) da Semana Santa, os padres são orientados a proporcionar privadamente, mas com possível transmissão pelos meios de comunicação, momentos de reflexão, celebrações eucarísticas e penitenciais, via-sacra, sermões (Dores de Nossa Senhora, Encontro etc.), utilizando as imagens e os símbolos apropriados para o momento. Os fiéis poderão acompanhar de suas residências. Quinta-feira Santa haverá transmissão online da Missa do Crisma e bênção dos óleos. A missa presidida pelo bispo diocesano será transmitida pelas mídias sociais e por todas as rádios diocesanas e, também, pelo grupo de rádios parceiras. Será concelebrada, presencialmente, somente pelos padres da cidade de Guaxupé. Os demais padres acompanharão virtualmente e farão, de suas residências, a renovação das promessas sacerdotais, em comunhão com o bispo diocesano e com o presbitério.

O bispo D. José Lanza Neto pede que os sacerdotes se esforcem ao máximo para que as celebrações sejam transmitidas em tempo real, não gravadas, pelos meios de comunicação disponíveis no território paroquial.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário