Portal da Cidade Guaxupé

Chuva

Depois de alagamentos, Defesa Civil orienta moradores de Muzambinho

Chuva que atingiu a cidade na tarde dessa quarta-feira (05) causou alagamentos na Barra Funda e Brejo Alegre

Publicado em 06/02/2020 às 01:25

(Foto: Prefeitura Muzambinho)

(Foto: Prefeitura Muzambinho)

(Foto: Prefeitura Muzambinho)

Depois da chuva que causou alagamentos em Muzambinho, a Defesa Civil visitou os locais atingidos e orientou a população. Sargento Wander Nogueira da Silva, agente regional da Defesa Civil esteve em Muzambinho acompanhando a SubTenente Renata Reis responsável pela defesa civil do município. Durante a visita às áreas atingidas, o sargento orientou a população a sempre buscar locais seguros e fugir das enxurradas durante as chuvas.  

“Este ano estamos com um alerta sobre o intenso volume das chuvas na região sudeste, temos 55 municípios na Regional de Poços e todos os municípios estão sendo afetados com atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, o que tem contribuído para a baixa pressão o que faz com que os temporais tenham significativos entre 100 e 150 milímetros”, explicou o Sub Tenente.

A população pode receber, avisos por SMS em caso de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O sargento também orienta “ O morador, precisa enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder à mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto”

Os alertas são produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais. 

A Defesa Civil Municipal de Muzambinho orienta que durante a chuva forte as pessoas evitem se deslocar, principalmente, em áreas próximas aos ribeirões. “E a população, de forma preventiva, deve acionar a Defesa Civil caso perceba a subida repentina dos níveis de rios e ribeirões, ou o surgimento de trincas e rachaduras. Além disso, evitar estacionar veículos embaixo de árvores e quem vive perto das encostas deve redobrar a atenção”, explicou Renata Reis, coordenadora da Defesa Civil Municipal.

 A Secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Maiza Cristina Cabral e a Diretora Departamento de Ações Sociais Ana Maria Martins de Oliveira também realizaram visitas aos locais afetados com as chuvas.

Chuva em Muzambinho 

A chuva que atingiu a cidade na tarde de ontem (05) causou pontos de alagamentos nos bairros Barra Funda e o Brejo Alegre. Ainda no Brejo Alegre e no Jardim Altamira, ruas tiveram blocos arrancados. A inundação também atingiu parte do trevo a cidade, na BR-491. Nenhuma casa foi atingida. Funcionários de uma oficina precisaram abrir um buraco em uma parede para que a água saísse.

Segundo a Defesa Civil, a chuva durou cerca de 2 horas e foi de 78 milímetros. Equipes usaram enxadas para liberar bueiros no escoamento de água. Ninguém ficou ferido e não houve desabrigados ou desalojados.

*Com informações de G1 Sul de Minas.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário